Esse artigo é uma revisão bibliográfica a qual busca refletir a importância dos jogos e brincadeiras como mediadores do processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, sendo um meio essencial para o desenvolvimento de habilidades na criança, preparando-as para o mundo a sua volta. O artigo busca esclarecer que o brincar não é só por brincar, que tem uma intencionalidade de cunho pedagógico envolvido. Nisto, a interação e estímulos entre professor e aluno é essencial, bem como a afetividade, proporcionando à criança um bom desenvolvimento cognitivo que a acompanhará até a vida adulta. Os jogos e brincadeiras na Educação Infantil são atividades que proporcionam na criança a observação, criatividade, interação social, autonomia e curiosidade, por isso faz-se necessário trabalhá-las desde cedo, com ludicidade despertando o desejo de aprender por experiência de forma coletiva com os envolvidos. Tudo deve ter uma intencionalidade e uma boa metodologia, não é apenas o brincar, é o vivenciar, é o aprender, e o professor é a peça chave que envolve as crianças através de estímulos. A metodologia de estudo trata-se de uma abordagem quantitativa a qual consiste na leitura de materiais acadêmicos, análises de conteúdo em sites e livros para maior aprofundamento do tema estudado e analisado com o objetivo de colher informações com embasamento teórico metodológico que possam ser apresentados coerentemente verificando a veracidade dos dados levantados e a infoexclusão. Também uma revisão da literatura a fim de analisar e descrever os reflexos no processo de ensino-aprendizagem na vida da criança através dos jogos e brincadeiras que fazem parte do seu cotidiano.