O Roda feminina: comunicação e feminismo nas Escolas é uma ação desenvolvida em duas instituições de ensino fundamental II, localizadas em Petrolina - PE e Caucaia - CE. Do qual, caminha em direção a práticas pedagógicas voltadas para a educação política e cidadã, com cerne na conscientização e empoderamento de jovens alunas. Orientado pela Teoria do Agir Comunicativo de Jurgen Habermas (1984) e por estudos de teóricas feministas como Bell Hooks, Simone de Beauvoir e Judith Butler, o projeto ressalta a importância da comunicação para o entendimento mútuo e a ação colaborativa, além de promover um ambiente de igualdade de gênero. As atividades do projeto abarcam desde rodas de conversa sobre temas atuais e de interesse da coletividade, particularmente os focados em questões de gênero, as oficinas mensais de leitura e discussões sobre obras de autoras feministas. A abordagem metodológica empregada no projeto é de natureza qualitativa, envolvendo observação participante e análise de conteúdo, possibilitando uma compreensão das dinâmicas sociais e as interações entre as alunas enquanto grupo. As ações realizadas tem constatado uma relevante eficácia na promoção de conscientização política e principalmente o empoderamento das alunas, ampliando suas habilidades críticas e assertivas, quase nunca abordadas de forma tão precisa dentro do ambiente escolar. A experiência das alunas em Petrolina e Caucaia revela a importância de englobar teorias comunicativas e feministas dentro da educação. Ademais, conforme aponta Paulo Freire (1996), a educação deve ser uma ação de liberdade e conscientização, na promoção de um ambiente de aprendizado mais justo e equitativo.