Em 2019, com as contribuições dos Conselhos Federal de Psicologia e Serviço Social foi elaborada a Lei 13.935/2019 que institui a obrigatoriedade da atuação dos profissionais das referidas áreas nas escolas. Em 2022, foi elaborado o Manual do Psicólogo e do Assistentes Social, para orientar o processo de inserção destes no ambiente escolar. Diante da lei, em 2024 a Secretaria de Educação de Nova Lima optou por realizar este cumprimento com projeto de formação permanente, juntamente aos supervisores das escolas. O referido projeto está sendo desenvolvido pela Equipe Interdisciplinar do Programa Janela da Escuta/UFMG, composta por doutoras da área da educação, saúde e psicologia. O objetivo é proporcionar espaço de diálogo e formação em serviço, entre os saberes dos profissionais da educação, psicologia e serviço social. Como metodologia é trabalhada a escuta semanal destes profissionais, realizando leituras, discussões e reflexão sobre casos do contexto e da organização do trabalho escolar. Um primeiro desafio foi a tomada de consciência de que a estrutura, vocabulário, dinâmica do espaço escolar são diferentes das experiências vividas pelos psicólogos e assistentes sociais em outras políticas e campos de atuação, as quais são carregadas de outras linguagens, instrumentos e ações que não se configuram e enquadram com as do espaço escolar. Assim, pensar nas palavras notificação, protocolo, fluxo, sigilo dentre outras, significa observar que na educação serão outras nomeações que darão sentido e significado ao processo educacional. Nos encontros de formação, a discussão sobre este novo saber fazer da psicologia e do serviço social, juntamente com educadores e a reflexão das experiências nas escolas, vem apontando para a constituição do conceito de Equipe Interdisciplinar Escolar, como espaço de discussão das demandas da escola e sua relação com a comunidade, articulando-a com as redes públicas de atenção e proteção à criança e adolescentes, sempre que necessário.