Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA PARA O ESTUDO DO MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112335
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4918
    "inscrito_id" => 13029
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA PARA O ESTUDO DO MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta o uso das tecnologias no ensino de Ciências da Natureza, visto que as tecnologias têm transformado a maneira de como trabalhamos e aprendemos, sobretudo na área da informática. Dessa forma, a pesquisa propõe investigar a relevância ou não da inserção da informática educativa no meio educacional, em especial no ensino do componente de Ciências. A pesquisa traz por objetivo analisar a contribuição da informática educativa para o estudo do Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) no 9º ano do Ensino Fundamental II – Anos Finais. A aplicabilidade da pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Complexo Escolar Setor B, instituição de ensino situada na área rural do município de Paraipaba/CE, distante 90 km da capital do Estado, fazendo parte da região metropolitana. Para alcançar o objetivo foi utilizado a metodologia de estudo de caso, que segundo Hammond (2001), é o método no qual os casos devem ser construídos mediante informações qualitativas e quantitativas a respeito de um determinado tema. O objeto de estudo informática educativa serviu de aporte para ministrar o conteúdo (MRU) em duas turmas distintas (9º ano A e B), com 49 participantes. A turma “A”, o conteúdo foi ministrado sob auxílio da informática educativa utilizando um OA (Objeto de Aprendizagem), sendo denominada turma experimental. Na turma “B” foi ministrado o mesmo conteúdo sem o auxílio da informática educativa, sendo denominada de turma controle. Em cada aula, os alunos foram avaliados perante a resolução de atividades/questionários. A partir das aulas foram inferidos a análise e coleta dos dados quantitativos e qualitativos, que resultou de maneira significativa a aprendizagem dos estudantes na turma “A” experimental. Foi possível concluir que, a contribuição da informática educativa tem relevância para o processo de ensino no componente de Ciências, e em especial o estudo do Movimento Retilíneo Uniforme."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID13029_TB4918_25062024235521.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO EVARISTO DE MATOS"
    "autor_nome_curto" => "EVARISTO"
    "autor_email" => "professorevaristo@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112335
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4918
    "inscrito_id" => 13029
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA PARA O ESTUDO DO MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta o uso das tecnologias no ensino de Ciências da Natureza, visto que as tecnologias têm transformado a maneira de como trabalhamos e aprendemos, sobretudo na área da informática. Dessa forma, a pesquisa propõe investigar a relevância ou não da inserção da informática educativa no meio educacional, em especial no ensino do componente de Ciências. A pesquisa traz por objetivo analisar a contribuição da informática educativa para o estudo do Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) no 9º ano do Ensino Fundamental II – Anos Finais. A aplicabilidade da pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Complexo Escolar Setor B, instituição de ensino situada na área rural do município de Paraipaba/CE, distante 90 km da capital do Estado, fazendo parte da região metropolitana. Para alcançar o objetivo foi utilizado a metodologia de estudo de caso, que segundo Hammond (2001), é o método no qual os casos devem ser construídos mediante informações qualitativas e quantitativas a respeito de um determinado tema. O objeto de estudo informática educativa serviu de aporte para ministrar o conteúdo (MRU) em duas turmas distintas (9º ano A e B), com 49 participantes. A turma “A”, o conteúdo foi ministrado sob auxílio da informática educativa utilizando um OA (Objeto de Aprendizagem), sendo denominada turma experimental. Na turma “B” foi ministrado o mesmo conteúdo sem o auxílio da informática educativa, sendo denominada de turma controle. Em cada aula, os alunos foram avaliados perante a resolução de atividades/questionários. A partir das aulas foram inferidos a análise e coleta dos dados quantitativos e qualitativos, que resultou de maneira significativa a aprendizagem dos estudantes na turma “A” experimental. Foi possível concluir que, a contribuição da informática educativa tem relevância para o processo de ensino no componente de Ciências, e em especial o estudo do Movimento Retilíneo Uniforme."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID13029_TB4918_25062024235521.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO EVARISTO DE MATOS"
    "autor_nome_curto" => "EVARISTO"
    "autor_email" => "professorevaristo@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho apresenta o uso das tecnologias no ensino de Ciências da Natureza, visto que as tecnologias têm transformado a maneira de como trabalhamos e aprendemos, sobretudo na área da informática. Dessa forma, a pesquisa propõe investigar a relevância ou não da inserção da informática educativa no meio educacional, em especial no ensino do componente de Ciências. A pesquisa traz por objetivo analisar a contribuição da informática educativa para o estudo do Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) no 9º ano do Ensino Fundamental II – Anos Finais. A aplicabilidade da pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Complexo Escolar Setor B, instituição de ensino situada na área rural do município de Paraipaba/CE, distante 90 km da capital do Estado, fazendo parte da região metropolitana. Para alcançar o objetivo foi utilizado a metodologia de estudo de caso, que segundo Hammond (2001), é o método no qual os casos devem ser construídos mediante informações qualitativas e quantitativas a respeito de um determinado tema. O objeto de estudo informática educativa serviu de aporte para ministrar o conteúdo (MRU) em duas turmas distintas (9º ano A e B), com 49 participantes. A turma “A”, o conteúdo foi ministrado sob auxílio da informática educativa utilizando um OA (Objeto de Aprendizagem), sendo denominada turma experimental. Na turma “B” foi ministrado o mesmo conteúdo sem o auxílio da informática educativa, sendo denominada de turma controle. Em cada aula, os alunos foram avaliados perante a resolução de atividades/questionários. A partir das aulas foram inferidos a análise e coleta dos dados quantitativos e qualitativos, que resultou de maneira significativa a aprendizagem dos estudantes na turma “A” experimental. Foi possível concluir que, a contribuição da informática educativa tem relevância para o processo de ensino no componente de Ciências, e em especial o estudo do Movimento Retilíneo Uniforme.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.