Este trabalho apresenta o uso das tecnologias no ensino de Ciências da Natureza, visto que as tecnologias têm transformado a maneira de como trabalhamos e aprendemos, sobretudo na área da informática. Dessa forma, a pesquisa propõe investigar a relevância ou não da inserção da informática educativa no meio educacional, em especial no ensino do componente de Ciências. A pesquisa traz por objetivo analisar a contribuição da informática educativa para o estudo do Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) no 9º ano do Ensino Fundamental II – Anos Finais. A aplicabilidade da pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Complexo Escolar Setor B, instituição de ensino situada na área rural do município de Paraipaba/CE, distante 90 km da capital do Estado, fazendo parte da região metropolitana. Para alcançar o objetivo foi utilizado a metodologia de estudo de caso, que segundo Hammond (2001), é o método no qual os casos devem ser construídos mediante informações qualitativas e quantitativas a respeito de um determinado tema. O objeto de estudo informática educativa serviu de aporte para ministrar o conteúdo (MRU) em duas turmas distintas (9º ano A e B), com 49 participantes. A turma “A”, o conteúdo foi ministrado sob auxílio da informática educativa utilizando um OA (Objeto de Aprendizagem), sendo denominada turma experimental. Na turma “B” foi ministrado o mesmo conteúdo sem o auxílio da informática educativa, sendo denominada de turma controle. Em cada aula, os alunos foram avaliados perante a resolução de atividades/questionários. A partir das aulas foram inferidos a análise e coleta dos dados quantitativos e qualitativos, que resultou de maneira significativa a aprendizagem dos estudantes na turma “A” experimental. Foi possível concluir que, a contribuição da informática educativa tem relevância para o processo de ensino no componente de Ciências, e em especial o estudo do Movimento Retilíneo Uniforme.