O gênero discursivo "História em Quadrinhos" (HQs) desempenha um papel significativo na formação do aluno leitor, pois combina elementos textuais de maneira única, proporcionando uma experiência de leitura envolvente e estimulante. Esse gênero, como ferramenta educacional, pode trazer diversos benefícios para o desenvolvimento da habilidade de leitura, compreensão textual e interpretação dos alunos. Assim, a presente pesquisa tem como foco apresentar as contribuições do gênero HQ para a formação do aluno leitor. Trata-se de uma pesquisa com caráter bibliográfico com base nos documentos norteadores da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018), além das concepções dos autores Silva (2010), Bakhtin (2003), Santos (2001), Rama e Vergueiro (2010). Nesse sentido, a introdução do gênero de Histórias em Quadrinhos (HQs) na sala de aula apresenta potencial contributivo significativo. As HQs se destacam como um recurso intrínseco para estimular habilidades leitoras, imaginação e criatividade nos alunos, uma vez que integram habilmente elementos textuais e visuais de modo lúdico e envolvente, facilitando a compreensão e tornando o aprendizado mais acessível aos estudantes. Os resultados alcançados servirão como fonte de consulta para outras pesquisas acadêmicas que abordam uma discussão sobre o trabalho com a leitura nas aulas de língua portuguesa e possibilitarão a criação de sequências didáticas para que qualquer professor das séries iniciais possa desenvolver o trabalho com este gênero narrativo.