Com a crescente presença de ferramentas digitais no ambiente educacional, a habilidade de utilizá-las torna-se essencial para estimular os alunos a resolver desafios, desenvolvendo raciocínio lógico e matemático. Dentre as competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destaca-se a necessidade de que os alunos possuam e utilizem conhecimentos das linguagens tecnológicas para expressar e compartilhar sentimentos, experiência e informações. O pensamento computacional está relacionado ao processo de análise e resolução de problemas de maneira rápida e eficaz, utilizando conceitos fundamentais da ciência da computação. Dessa forma, o ensino do pensamento computacional configura-se como uma das habilidades essenciais para a formação do estudante. No entanto, essa estrutura de aprendizado encontra dificuldades para sua concretização devido à falta de infraestrutura adequada das instituições de ensino e à escassez de profissionais capacitados para ensinar as habilidades tecnológicas descritas na BNCC. Essa carência dificulta a plena formação educacional dos alunos, comprometendo o desenvolvimento de competências cruciais. Diante disso, evidencia-se a necessidade de promover um espaço para o ensino dessas habilidades, como também prover aos educadores uma capacitação, almejando transformá-los em multiplicadores do conhecimento. Isso não apenas garantiria a introdução dos alunos a conceitos e competências fundamentais, como possibilitaria que eles obtivessem um melhor desempenho nas disciplinas básicas e estejam preparados para um futuro cada vez mais tecnológico. O presente artigo propõe-se a apresentar a execução de um projeto de extensão voltado à realização de cursos, oficinas e competições, que possibilitaram o ensinamento das competências previstas na BNCC. Através das atividades de capacitações os profissionais da educação puderam incluir o pensamento computacional em suas práticas pedagógicas. Além disso, criou-se um espaço educacional propício para a formação dos estudantes, garantindo a eles o desenvolvimento de novas habilidades.