ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PARA O ENSINO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL CONFORME A BNCC
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112597 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5292 "inscrito_id" => 14871 "titulo" => "ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PARA O ENSINO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL CONFORME A BNCC" "resumo" => "Com a crescente presença de ferramentas digitais no ambiente educacional, a habilidade de utilizá-las torna-se essencial para estimular os alunos a resolver desafios, desenvolvendo raciocínio lógico e matemático. Dentre as competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destaca-se a necessidade de que os alunos possuam e utilizem conhecimentos das linguagens tecnológicas para expressar e compartilhar sentimentos, experiência e informações. O pensamento computacional está relacionado ao processo de análise e resolução de problemas de maneira rápida e eficaz, utilizando conceitos fundamentais da ciência da computação. Dessa forma, o ensino do pensamento computacional configura-se como uma das habilidades essenciais para a formação do estudante. No entanto, essa estrutura de aprendizado encontra dificuldades para sua concretização devido à falta de infraestrutura adequada das instituições de ensino e à escassez de profissionais capacitados para ensinar as habilidades tecnológicas descritas na BNCC. Essa carência dificulta a plena formação educacional dos alunos, comprometendo o desenvolvimento de competências cruciais. Diante disso, evidencia-se a necessidade de promover um espaço para o ensino dessas habilidades, como também prover aos educadores uma capacitação, almejando transformá-los em multiplicadores do conhecimento. Isso não apenas garantiria a introdução dos alunos a conceitos e competências fundamentais, como possibilitaria que eles obtivessem um melhor desempenho nas disciplinas básicas e estejam preparados para um futuro cada vez mais tecnológico. O presente artigo propõe-se a apresentar a execução de um projeto de extensão voltado à realização de cursos, oficinas e competições, que possibilitaram o ensinamento das competências previstas na BNCC. Através das atividades de capacitações os profissionais da educação puderam incluir o pensamento computacional em suas práticas pedagógicas. Além disso, criou-se um espaço educacional propício para a formação dos estudantes, garantindo a eles o desenvolvimento de novas habilidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14871_TB5292_27102024234003.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE TARGINO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "FELIPE TARGINO" "autor_email" => "felipe.targinopb14@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112597 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5292 "inscrito_id" => 14871 "titulo" => "ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PARA O ENSINO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL CONFORME A BNCC" "resumo" => "Com a crescente presença de ferramentas digitais no ambiente educacional, a habilidade de utilizá-las torna-se essencial para estimular os alunos a resolver desafios, desenvolvendo raciocínio lógico e matemático. Dentre as competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destaca-se a necessidade de que os alunos possuam e utilizem conhecimentos das linguagens tecnológicas para expressar e compartilhar sentimentos, experiência e informações. O pensamento computacional está relacionado ao processo de análise e resolução de problemas de maneira rápida e eficaz, utilizando conceitos fundamentais da ciência da computação. Dessa forma, o ensino do pensamento computacional configura-se como uma das habilidades essenciais para a formação do estudante. No entanto, essa estrutura de aprendizado encontra dificuldades para sua concretização devido à falta de infraestrutura adequada das instituições de ensino e à escassez de profissionais capacitados para ensinar as habilidades tecnológicas descritas na BNCC. Essa carência dificulta a plena formação educacional dos alunos, comprometendo o desenvolvimento de competências cruciais. Diante disso, evidencia-se a necessidade de promover um espaço para o ensino dessas habilidades, como também prover aos educadores uma capacitação, almejando transformá-los em multiplicadores do conhecimento. Isso não apenas garantiria a introdução dos alunos a conceitos e competências fundamentais, como possibilitaria que eles obtivessem um melhor desempenho nas disciplinas básicas e estejam preparados para um futuro cada vez mais tecnológico. O presente artigo propõe-se a apresentar a execução de um projeto de extensão voltado à realização de cursos, oficinas e competições, que possibilitaram o ensinamento das competências previstas na BNCC. Através das atividades de capacitações os profissionais da educação puderam incluir o pensamento computacional em suas práticas pedagógicas. Além disso, criou-se um espaço educacional propício para a formação dos estudantes, garantindo a eles o desenvolvimento de novas habilidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14871_TB5292_27102024234003.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE TARGINO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "FELIPE TARGINO" "autor_email" => "felipe.targinopb14@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }