Este trabalho coloca em discussão o conceito da ética no cotidiano da educação escolar, especificamente, na relação professor-aluno no espaço da sala de aula, a partir das prescrições elucidadas pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018). Parte da problemática a qual questiona quais aspectos ganham visibilidade na concepção da ética na educação escolar prescrita pela BNCC (2018) e que interferem na relação professor-aluno no espaço da sala de aula? Assim, temos o objetivo de analisar a concepção da ética na educação escolar que influenciam a relação professor-aluno no espaço da sala de aula como propõe a BNCC (2018). Para o desenvolvimento da pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento, tomamos como fontes de levantamento dos materiais a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações com os descritores “BNCC e a formação ética”, “Formação ética na educação básica” e “Ética e relação professor-aluno”, considerando o recorte temporal de 2018 a 2023. Com base no material identificado, utilizamos a análise de conteúdo para inferir nossas análises como uma construção permanente e transversal da ética na educação básica. Por considerarmos a ética uma construção contínua e cotidiana, inerente às relações que se estabelecem em sala de aula e dos conhecimentos apreendidos nas atitudes humanas. Transversal por ultrapassar as relações além do contexto, requerem um repensar constante nas atitudes pedagógicas por parte do professor no agir diante das situações de aprendizagens por parte dos alunos. Nas prescrições da BNCC (2018) não há recorrência de um conceito específico sobre a ética. A ética ganha visibilidade nas competências gerais, como um processo formativo, mediado pelo discurso na apropriação do conhecimento curricular. Com isso, inferimos que o espaço escolar é um ambiente favorável para o desenvolvimento da ética que se assume nas relações entre professor-aluno, comumente nas práticas pedagógicas, em todos os segmentos da educação básica.