Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE ATIVIDADES PLUGADAS E DESPLUGADAS PARA O ESTUDO DAS CIDADES HISTÒRICAS BRASILEIRAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114646
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8249
    "inscrito_id" => 18223
    "titulo" => "O USO DE ATIVIDADES PLUGADAS E DESPLUGADAS PARA O ESTUDO DAS CIDADES HISTÒRICAS BRASILEIRAS"
    "resumo" => "Falar em aprendizagem criativa é falar também em pesquisa, com o intuito de despertar a curiosidade nos alunos do 1º e 5º ano da UEB Hortência Pinho, é que se desenvolveu o projeto que tornou-se artigo e que traz como temática “O uso de atividades plugadas e desplugadas para o estudo das cidades históricas brasileiras”. O artigo mostra que devido ao processo de colonização e fundação, as cidades brasileiras possuem vários pontos em comum, no que se refere a aspectos históricos, arquitetônicos e culturais. As cidades históricas brasileiras preservam um rico patrimônio arquitetônico e cultural que testemunha o processo de colonização. Muitas dessas cidades foram declaradas Patrimônio Mundial pela UNESCO, como Ouro Preto e Olinda, reconhecendo seu valor histórico e a necessidade de preservação. Assim, o artigo vem ampliar o olhar histórico das cidades, tendo como base, São Luís, no Maranhão, devido a isso o ensaio teve como base os livros paradidáticos “Geografia das Máquinas” de José Maria Ferrada e do livro “a grande fábrica de palavras” de Agnès de Lestrade. O artigo tem como objetivo, promover aprendizagem relacionada às cidades históricas brasileiras por meio de atividades plugadas e desplugadas. Neste contexto, o artigo utilizou como metodologia a pesquisa bibliográfica e de campo de cunho exploratório e descritivo, onde concluiu-se que as atividades plugadas e desplugadas contribuem para o entendimento e associação do contexto histórico, social e cultural das cidades históricas brasileiras. Apresenta referencial teórico pautado em Fonseca, Vidal, Resnick, Papert entre demais referências no desenvolvimento do trabalho."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID18223_TB8249_28102024195949.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA SANTOS MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "vanessa.martins386@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114646
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8249
    "inscrito_id" => 18223
    "titulo" => "O USO DE ATIVIDADES PLUGADAS E DESPLUGADAS PARA O ESTUDO DAS CIDADES HISTÒRICAS BRASILEIRAS"
    "resumo" => "Falar em aprendizagem criativa é falar também em pesquisa, com o intuito de despertar a curiosidade nos alunos do 1º e 5º ano da UEB Hortência Pinho, é que se desenvolveu o projeto que tornou-se artigo e que traz como temática “O uso de atividades plugadas e desplugadas para o estudo das cidades históricas brasileiras”. O artigo mostra que devido ao processo de colonização e fundação, as cidades brasileiras possuem vários pontos em comum, no que se refere a aspectos históricos, arquitetônicos e culturais. As cidades históricas brasileiras preservam um rico patrimônio arquitetônico e cultural que testemunha o processo de colonização. Muitas dessas cidades foram declaradas Patrimônio Mundial pela UNESCO, como Ouro Preto e Olinda, reconhecendo seu valor histórico e a necessidade de preservação. Assim, o artigo vem ampliar o olhar histórico das cidades, tendo como base, São Luís, no Maranhão, devido a isso o ensaio teve como base os livros paradidáticos “Geografia das Máquinas” de José Maria Ferrada e do livro “a grande fábrica de palavras” de Agnès de Lestrade. O artigo tem como objetivo, promover aprendizagem relacionada às cidades históricas brasileiras por meio de atividades plugadas e desplugadas. Neste contexto, o artigo utilizou como metodologia a pesquisa bibliográfica e de campo de cunho exploratório e descritivo, onde concluiu-se que as atividades plugadas e desplugadas contribuem para o entendimento e associação do contexto histórico, social e cultural das cidades históricas brasileiras. Apresenta referencial teórico pautado em Fonseca, Vidal, Resnick, Papert entre demais referências no desenvolvimento do trabalho."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID18223_TB8249_28102024195949.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA SANTOS MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "vanessa.martins386@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Falar em aprendizagem criativa é falar também em pesquisa, com o intuito de despertar a curiosidade nos alunos do 1º e 5º ano da UEB Hortência Pinho, é que se desenvolveu o projeto que tornou-se artigo e que traz como temática “O uso de atividades plugadas e desplugadas para o estudo das cidades históricas brasileiras”. O artigo mostra que devido ao processo de colonização e fundação, as cidades brasileiras possuem vários pontos em comum, no que se refere a aspectos históricos, arquitetônicos e culturais. As cidades históricas brasileiras preservam um rico patrimônio arquitetônico e cultural que testemunha o processo de colonização. Muitas dessas cidades foram declaradas Patrimônio Mundial pela UNESCO, como Ouro Preto e Olinda, reconhecendo seu valor histórico e a necessidade de preservação. Assim, o artigo vem ampliar o olhar histórico das cidades, tendo como base, São Luís, no Maranhão, devido a isso o ensaio teve como base os livros paradidáticos “Geografia das Máquinas” de José Maria Ferrada e do livro “a grande fábrica de palavras” de Agnès de Lestrade. O artigo tem como objetivo, promover aprendizagem relacionada às cidades históricas brasileiras por meio de atividades plugadas e desplugadas. Neste contexto, o artigo utilizou como metodologia a pesquisa bibliográfica e de campo de cunho exploratório e descritivo, onde concluiu-se que as atividades plugadas e desplugadas contribuem para o entendimento e associação do contexto histórico, social e cultural das cidades históricas brasileiras. Apresenta referencial teórico pautado em Fonseca, Vidal, Resnick, Papert entre demais referências no desenvolvimento do trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.