Falar em aprendizagem criativa é falar também em pesquisa, com o intuito de despertar a curiosidade nos alunos do 1º e 5º ano da UEB Hortência Pinho, é que se desenvolveu o projeto que tornou-se artigo e que traz como temática “O uso de atividades plugadas e desplugadas para o estudo das cidades históricas brasileiras”. O artigo mostra que devido ao processo de colonização e fundação, as cidades brasileiras possuem vários pontos em comum, no que se refere a aspectos históricos, arquitetônicos e culturais. As cidades históricas brasileiras preservam um rico patrimônio arquitetônico e cultural que testemunha o processo de colonização. Muitas dessas cidades foram declaradas Patrimônio Mundial pela UNESCO, como Ouro Preto e Olinda, reconhecendo seu valor histórico e a necessidade de preservação. Assim, o artigo vem ampliar o olhar histórico das cidades, tendo como base, São Luís, no Maranhão, devido a isso o ensaio teve como base os livros paradidáticos “Geografia das Máquinas” de José Maria Ferrada e do livro “a grande fábrica de palavras” de Agnès de Lestrade. O artigo tem como objetivo, promover aprendizagem relacionada às cidades históricas brasileiras por meio de atividades plugadas e desplugadas. Neste contexto, o artigo utilizou como metodologia a pesquisa bibliográfica e de campo de cunho exploratório e descritivo, onde concluiu-se que as atividades plugadas e desplugadas contribuem para o entendimento e associação do contexto histórico, social e cultural das cidades históricas brasileiras. Apresenta referencial teórico pautado em Fonseca, Vidal, Resnick, Papert entre demais referências no desenvolvimento do trabalho.