O processo de urbanização e desenvolvimento das cidades tem proporcionado cada dia mais a fragmentação dos ecossistemas, causando diferentes prejuízos ao meio ambiente, tais como, solo mais susceptível à erosão, assoreamento dos corpos hídricos, intensificação do processo de desertificação, perda da biodiversidade, aumento do efeito de borda e isolamento de espécies. Como estratégia de reparos e minimização desses impactos negativos causados pelos seres humanos, surgiram os corredores ecológicos. Esses corredores promovem a ligação dessas áreas fragmentadas, facilitam o fluxo de espécies animais, promovem a dispersão de sementes e aumento da cobertura vegetal. Nesse contexto, o presente trabalho buscou desenvolver a criação de jogos baseados na temática “corredores ecológicos” como processo de ensino-aprendizagem baseando-se em princípios das metodologias ativas. Tal proposta foi realizada com alunos ingressantes do curso de arquitetura e urbanismo, como ferramenta para aprendizagem da temática, bem como para instigar o pensamento criativo, crítico e reflexivo de como podem correlacionar sua área profissional com benefícios ambientais. Dessa forma, os alunos foram divididos em grupos para elaboração de jogos sobre a temática e, posteriormente, aplicação com os demais colegas da turma. Como resultado, foram obtidos diferentes tipos de jogos, tais como jogos virtuais e de games no kahoot, jogo de tabuleiro e jogo de cartas, todos elaborados com o tema proposto em aula. Com base nesse processo avaliativo, foi percebido uma experiência positiva baseada no princípio da metodologia ativa, sendo eficaz para o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando união da teoria e prática. Além disso, tem-se como resultados jogos que podem ser utilizados e aplicados para trabalhar a educação ambiental em sala de aula, bem como promover projetos de extensão com escolas da educação básica.