Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CORREDORES ECOLÓGICOS: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112548
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5225
    "inscrito_id" => 15323
    "titulo" => "CORREDORES ECOLÓGICOS: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS"
    "resumo" => "O processo de urbanização e desenvolvimento das cidades tem proporcionado cada dia mais a fragmentação dos ecossistemas, causando diferentes prejuízos ao meio ambiente, tais como, solo mais susceptível à erosão, assoreamento dos corpos hídricos, intensificação do processo de desertificação, perda da biodiversidade, aumento do efeito de borda e isolamento de espécies. Como estratégia de reparos e minimização desses impactos negativos causados pelos seres humanos, surgiram os corredores ecológicos. Esses corredores promovem a ligação dessas áreas fragmentadas, facilitam o fluxo de espécies animais, promovem a dispersão de sementes e aumento da cobertura vegetal. Nesse contexto, o presente trabalho buscou desenvolver a criação de jogos baseados na temática “corredores ecológicos” como processo de ensino-aprendizagem baseando-se em princípios das metodologias ativas. Tal proposta foi realizada com alunos ingressantes do curso de arquitetura e urbanismo, como ferramenta para aprendizagem da temática, bem como para instigar o pensamento criativo, crítico e reflexivo de como podem correlacionar sua área profissional com benefícios ambientais. Dessa forma, os alunos foram divididos em grupos para elaboração de jogos sobre a temática e, posteriormente, aplicação com os demais colegas da turma. Como resultado, foram obtidos diferentes tipos de jogos, tais como jogos virtuais e de games no kahoot, jogo de tabuleiro e jogo de cartas, todos elaborados com o tema proposto em aula. Com base nesse processo avaliativo, foi percebido uma experiência positiva baseada no princípio da metodologia ativa, sendo eficaz para o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando união da teoria e prática. Além disso, tem-se como resultados jogos que podem ser utilizados e aplicados para trabalhar a educação ambiental em sala de aula, bem como promover projetos de extensão com escolas da educação básica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15323_TB5225_10102024150332.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILZA DA SILVA LOPES"
    "autor_nome_curto" => "WILZA"
    "autor_email" => "wilza@ufersa.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112548
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5225
    "inscrito_id" => 15323
    "titulo" => "CORREDORES ECOLÓGICOS: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS"
    "resumo" => "O processo de urbanização e desenvolvimento das cidades tem proporcionado cada dia mais a fragmentação dos ecossistemas, causando diferentes prejuízos ao meio ambiente, tais como, solo mais susceptível à erosão, assoreamento dos corpos hídricos, intensificação do processo de desertificação, perda da biodiversidade, aumento do efeito de borda e isolamento de espécies. Como estratégia de reparos e minimização desses impactos negativos causados pelos seres humanos, surgiram os corredores ecológicos. Esses corredores promovem a ligação dessas áreas fragmentadas, facilitam o fluxo de espécies animais, promovem a dispersão de sementes e aumento da cobertura vegetal. Nesse contexto, o presente trabalho buscou desenvolver a criação de jogos baseados na temática “corredores ecológicos” como processo de ensino-aprendizagem baseando-se em princípios das metodologias ativas. Tal proposta foi realizada com alunos ingressantes do curso de arquitetura e urbanismo, como ferramenta para aprendizagem da temática, bem como para instigar o pensamento criativo, crítico e reflexivo de como podem correlacionar sua área profissional com benefícios ambientais. Dessa forma, os alunos foram divididos em grupos para elaboração de jogos sobre a temática e, posteriormente, aplicação com os demais colegas da turma. Como resultado, foram obtidos diferentes tipos de jogos, tais como jogos virtuais e de games no kahoot, jogo de tabuleiro e jogo de cartas, todos elaborados com o tema proposto em aula. Com base nesse processo avaliativo, foi percebido uma experiência positiva baseada no princípio da metodologia ativa, sendo eficaz para o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando união da teoria e prática. Além disso, tem-se como resultados jogos que podem ser utilizados e aplicados para trabalhar a educação ambiental em sala de aula, bem como promover projetos de extensão com escolas da educação básica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15323_TB5225_10102024150332.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILZA DA SILVA LOPES"
    "autor_nome_curto" => "WILZA"
    "autor_email" => "wilza@ufersa.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O processo de urbanização e desenvolvimento das cidades tem proporcionado cada dia mais a fragmentação dos ecossistemas, causando diferentes prejuízos ao meio ambiente, tais como, solo mais susceptível à erosão, assoreamento dos corpos hídricos, intensificação do processo de desertificação, perda da biodiversidade, aumento do efeito de borda e isolamento de espécies. Como estratégia de reparos e minimização desses impactos negativos causados pelos seres humanos, surgiram os corredores ecológicos. Esses corredores promovem a ligação dessas áreas fragmentadas, facilitam o fluxo de espécies animais, promovem a dispersão de sementes e aumento da cobertura vegetal. Nesse contexto, o presente trabalho buscou desenvolver a criação de jogos baseados na temática “corredores ecológicos” como processo de ensino-aprendizagem baseando-se em princípios das metodologias ativas. Tal proposta foi realizada com alunos ingressantes do curso de arquitetura e urbanismo, como ferramenta para aprendizagem da temática, bem como para instigar o pensamento criativo, crítico e reflexivo de como podem correlacionar sua área profissional com benefícios ambientais. Dessa forma, os alunos foram divididos em grupos para elaboração de jogos sobre a temática e, posteriormente, aplicação com os demais colegas da turma. Como resultado, foram obtidos diferentes tipos de jogos, tais como jogos virtuais e de games no kahoot, jogo de tabuleiro e jogo de cartas, todos elaborados com o tema proposto em aula. Com base nesse processo avaliativo, foi percebido uma experiência positiva baseada no princípio da metodologia ativa, sendo eficaz para o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando união da teoria e prática. Além disso, tem-se como resultados jogos que podem ser utilizados e aplicados para trabalhar a educação ambiental em sala de aula, bem como promover projetos de extensão com escolas da educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.