Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIVERSO EM PROSA: UMA PROPOSTA PARA O TRABALHO COM A DIVERSIDADE NO SESI-SP

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e relações étnico-raciais
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112018
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4477
    "inscrito_id" => 12881
    "titulo" => "DIVERSO EM PROSA: UMA PROPOSTA PARA O TRABALHO COM A DIVERSIDADE NO SESI-SP"
    "resumo" => "As questões que envolvem a diversidade, o racismo, os preconceitos e as diferenças fazem parte não somente dos muros fora da escola, mas também são fortemente entrelaçadas no cotidiano escolar, provocando a necessidade de que essas discussões sejam refletidas constantemente pelos gestores, professores, estudantes e comunidade escolar. O Diverso em Prosa é uma iniciativa que nasceu da necessidade de provocar a comunidade escolar a refletir de forma sensível para situações cotidianas e também curriculares sobre essas temáticas. Inicialmente, a ação foi elaborada pela Supervisão do Currículo do SESI-SP, com o intuito de provocar discussões nas escolas a respeito das questões que envolvem diversidade, relações étnico-raciais e gênero, e teve seu início na ação formativa Saber em rede de 2023, colocando essas discussões em prática por meio de imagens e textos do material didático autoral da rede, envolvendo, assim, professores, gestores e equipes técnicas. Em 2024, o programa se estendeu, tendo como parceria também a Supervisão de Saúde e Inclusão escolar, com parceria entre os psicólogos e analistas técnico educacionais. A ideia não é elaborar protocolos ou documentos que direcionam esses assuntos, mas garantir que as discussões estejam presentes nas 142 escolas do SESI-SP, fortalecendo equipes docentes, gestoras e estudantes para as discussões contextuais que ocorrem no dia a dia das escolas. Para continuidade, foram gravados vídeos com entrevistas de pessoas referência nos assuntos a fim de provocar reflexões durante todo o ano, não somente curriculares, mas, também, nas relações sociais que ocorrem no ambiente escolar. Como desdobramento, além da agenda escolar com foco na diversidade, tivemos grupos de estudantes se mobilizando nas escolas para grupos de trabalhos, apresentações e discussões que fomentaram a divulgação da temática, garantindo, assim, a continuidade do que foi elaborado no Saber em ação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12881_TB4477_20052024084302.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIAN ENGRACIA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LILIAN"
    "autor_email" => "lilianengracia@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112018
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4477
    "inscrito_id" => 12881
    "titulo" => "DIVERSO EM PROSA: UMA PROPOSTA PARA O TRABALHO COM A DIVERSIDADE NO SESI-SP"
    "resumo" => "As questões que envolvem a diversidade, o racismo, os preconceitos e as diferenças fazem parte não somente dos muros fora da escola, mas também são fortemente entrelaçadas no cotidiano escolar, provocando a necessidade de que essas discussões sejam refletidas constantemente pelos gestores, professores, estudantes e comunidade escolar. O Diverso em Prosa é uma iniciativa que nasceu da necessidade de provocar a comunidade escolar a refletir de forma sensível para situações cotidianas e também curriculares sobre essas temáticas. Inicialmente, a ação foi elaborada pela Supervisão do Currículo do SESI-SP, com o intuito de provocar discussões nas escolas a respeito das questões que envolvem diversidade, relações étnico-raciais e gênero, e teve seu início na ação formativa Saber em rede de 2023, colocando essas discussões em prática por meio de imagens e textos do material didático autoral da rede, envolvendo, assim, professores, gestores e equipes técnicas. Em 2024, o programa se estendeu, tendo como parceria também a Supervisão de Saúde e Inclusão escolar, com parceria entre os psicólogos e analistas técnico educacionais. A ideia não é elaborar protocolos ou documentos que direcionam esses assuntos, mas garantir que as discussões estejam presentes nas 142 escolas do SESI-SP, fortalecendo equipes docentes, gestoras e estudantes para as discussões contextuais que ocorrem no dia a dia das escolas. Para continuidade, foram gravados vídeos com entrevistas de pessoas referência nos assuntos a fim de provocar reflexões durante todo o ano, não somente curriculares, mas, também, nas relações sociais que ocorrem no ambiente escolar. Como desdobramento, além da agenda escolar com foco na diversidade, tivemos grupos de estudantes se mobilizando nas escolas para grupos de trabalhos, apresentações e discussões que fomentaram a divulgação da temática, garantindo, assim, a continuidade do que foi elaborado no Saber em ação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12881_TB4477_20052024084302.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIAN ENGRACIA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LILIAN"
    "autor_email" => "lilianengracia@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As questões que envolvem a diversidade, o racismo, os preconceitos e as diferenças fazem parte não somente dos muros fora da escola, mas também são fortemente entrelaçadas no cotidiano escolar, provocando a necessidade de que essas discussões sejam refletidas constantemente pelos gestores, professores, estudantes e comunidade escolar. O Diverso em Prosa é uma iniciativa que nasceu da necessidade de provocar a comunidade escolar a refletir de forma sensível para situações cotidianas e também curriculares sobre essas temáticas. Inicialmente, a ação foi elaborada pela Supervisão do Currículo do SESI-SP, com o intuito de provocar discussões nas escolas a respeito das questões que envolvem diversidade, relações étnico-raciais e gênero, e teve seu início na ação formativa Saber em rede de 2023, colocando essas discussões em prática por meio de imagens e textos do material didático autoral da rede, envolvendo, assim, professores, gestores e equipes técnicas. Em 2024, o programa se estendeu, tendo como parceria também a Supervisão de Saúde e Inclusão escolar, com parceria entre os psicólogos e analistas técnico educacionais. A ideia não é elaborar protocolos ou documentos que direcionam esses assuntos, mas garantir que as discussões estejam presentes nas 142 escolas do SESI-SP, fortalecendo equipes docentes, gestoras e estudantes para as discussões contextuais que ocorrem no dia a dia das escolas. Para continuidade, foram gravados vídeos com entrevistas de pessoas referência nos assuntos a fim de provocar reflexões durante todo o ano, não somente curriculares, mas, também, nas relações sociais que ocorrem no ambiente escolar. Como desdobramento, além da agenda escolar com foco na diversidade, tivemos grupos de estudantes se mobilizando nas escolas para grupos de trabalhos, apresentações e discussões que fomentaram a divulgação da temática, garantindo, assim, a continuidade do que foi elaborado no Saber em ação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.