As tecnologias aplicadas à educação têm transformado o ensino e a aprendizagem, especialmente com a aceleração causada pela pandemia de COVID-19. Este estudo revisa 62 artigos publicados entre 2023 e 2024, focando em tecnologias educacionais. Utilizou-se a revisão sistemática da literatura com artigos indexados na base SCOPUS, aplicando técnicas de análise de conteúdo. O referencial teórico baseia-se na teoria da aceitação da tecnologia (TAM), no modelo UTAUT (Unified Theory of Acceptance and Use of Technology) e nas abordagens construtivistas de aprendizagem. Os resultados indicam percepções positivas sobre ferramentas digitais como Quizizz, Socrative, Edmodo, Quizlet e Google Workspace, que promovem engajamento e eficácia no aprendizado. Entretanto, desafios como saturação de ferramentas, problemas técnicos e necessidade de formação contínua para educadores foram destacados. A integração de tecnologias emergentes como IoT, Blockchain, Inteligência Artificial (IA) e Realidade Virtual (VR) mostrou potencial significativo para transformar a educação, melhorando segurança, eficiência e engajamento. A educação a distância revelou-se eficaz, especialmente com métodos síncronos e assíncronos combinados. Estratégias como promoção da autorregulação, competências de aprendizado e personalização do ensino são chave para melhores resultados educacionais. Conclui-se que a formação contínua de educadores, diversificação de ferramentas digitais e adaptação dos métodos desenvolvidos durante a pandemia são cruciais para o sucesso futuro. A inovação contínua e a personalização do ensino são essenciais para preparar os alunos para as demandas do século XXI.