O texto analisa o trabalho pedagógico realizado pelo Instituto da Memória do Povo Cearense - IMOPEC, investigando como a instituição difundiu o curso à distância “Memória e patrimônio cultural do Ceará” durante os anos de 2001 a 2010. O IMOPEC foi fundado no ano de 1988, composto por membros de diversos movimentos sociais, que se estabeleceu como um Instituto com o objetivo de provocar, associar e atuar em conjunto com os estratos sociais afetados pelas políticas neoliberais no Estado do Ceará durante as décadas de 1990, 2000 e 2010. A instituição se dedicou à implementação de diversas iniciativas educacionais, políticas, sociais e culturais direcionadas às camadas menos favorecidas da sociedade. Nesse sentido, destaca-se neste texto a abordagem pedagógica adotada pelo IMOPEC ao oferecer um curso de formação à distância para professores da educação básica e demais interessados nos temas da memória e do patrimônio cultural. O curso foi desenvolvido considerando o contexto em que as tecnologias analógicas ainda predominavam, o qual todo material era enviado via cartas pelo correio. Utilizou-se as fontes com base no que foi produzido pelo Instituto, destacando-se o boletim Raízes (1992-2015) e a revista Propostas Alternativas (1992-2014). A leitura das fontes foi pensada através do método qualitativo, intentando compreender a complexidade dos fenômenos sociais, culturais e humanos através da análise interpretativa dos dados. Este método valoriza o contexto em que os fenômenos ocorrem, permitindo a compreensão das experiências, percepções e significados dos indivíduos envolvidos. Segundo Denzin (2018), o método qualitativo enfatiza a coleta de dados descritivos e a análise interpretativa, visando a captar a essência dos fenômenos estudados para o entendimento das realidades sociais. Além do material produzido pela instituição, foram utilizadas fontes orais obtidas por meio de entrevistas. Como destacado por Portelli (2016, p. 18) “a memória oral é mais do que um mero depósito de informações, é um processo contínuo de elaboração e reelaboração de significados”. Nesse contexto, foram entrevistadas pessoas ligadas diretamente a instituição e membros do curso à distância. Desse modo, ao lançar o olhar sobre a pedagogia articulada pelo IMOPEC leva-se em consideração o trabalho do grupo em prol da formação de sujeitos críticos e conscientes de sua história, por meio de uma educação que visa à emancipação e transformação, com foco especial na construção democrática (Brandão, 2002; Freire, 2011).