PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O SEMIÁRIDO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112281 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4843 "inscrito_id" => 671 "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O SEMIÁRIDO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "O espaço escolar vem se imbuindo, cada vez mais, do compromisso com reflexões interdisciplinares acerca da dimensão ambiental e da forma como o ser humano se relaciona com essa. Ações e estudos pedagógicos requerem maior aprofundamento de diálogos envolvendo temas como, por exemplo, a crise climática e a desertificação que atingem a sociedade a partir da realidade construída e experenciada. Nessa perspectiva, considera-se que a Educação Ambiental e o fazer pedagógico são potencializados ao se conectarem com as percepções dos/as educadores/as sobre seus espaços de vivências, que para fins deste trabalho, foi voltado ao Semiárido e a interlocução com a educação ambiental-florestal, tendo nas escolas um intermediador desse percurso. Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi analisar a percepção dos profissionais da educação básica, sobre o Semiárido, como parte integrante da sua atuação e de possíveis intervenções para a preservação e conservação ambiental. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com 129 educadores/as de diversas áreas do conhecimento, que responderam as seguintes questões: Para você, é possível afirmar que existe floresta no Semiárido?; e ainda: Olhar para a Caatinga, é olhar para uma floresta?. Ambas, com justificativa para as respostas. Na primeira questão 75 % afirmaram que sim; 09 % disseram que não; e 16 % indicaram não saber opinar a respeito. Na segunda questão 64 % afirmaram que sim; 24 % consideram que não; e 12 % não souberam opinar. Concluiu-se que a percepção em torno do Semiárido e da Caatinga ainda carece de olhares mais integradores sobre a sua paisagem e riquezas naturais, o que deve ser considerado fator relevante na construção de práticas ambientais e pedagógicas, ao tempo em que se faz necessária a adoção de uma visão que amplie e fortaleça as potencialidades educacionais, humanas, do sentimento de pertença, implementadas pela EA, fundamentais a sustentabilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID671_TB4843_22052024203944.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIELMA SANTANA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "Elielma" "autor_email" => "esfernandes2007@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112281 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4843 "inscrito_id" => 671 "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O SEMIÁRIDO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "O espaço escolar vem se imbuindo, cada vez mais, do compromisso com reflexões interdisciplinares acerca da dimensão ambiental e da forma como o ser humano se relaciona com essa. Ações e estudos pedagógicos requerem maior aprofundamento de diálogos envolvendo temas como, por exemplo, a crise climática e a desertificação que atingem a sociedade a partir da realidade construída e experenciada. Nessa perspectiva, considera-se que a Educação Ambiental e o fazer pedagógico são potencializados ao se conectarem com as percepções dos/as educadores/as sobre seus espaços de vivências, que para fins deste trabalho, foi voltado ao Semiárido e a interlocução com a educação ambiental-florestal, tendo nas escolas um intermediador desse percurso. Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi analisar a percepção dos profissionais da educação básica, sobre o Semiárido, como parte integrante da sua atuação e de possíveis intervenções para a preservação e conservação ambiental. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com 129 educadores/as de diversas áreas do conhecimento, que responderam as seguintes questões: Para você, é possível afirmar que existe floresta no Semiárido?; e ainda: Olhar para a Caatinga, é olhar para uma floresta?. Ambas, com justificativa para as respostas. Na primeira questão 75 % afirmaram que sim; 09 % disseram que não; e 16 % indicaram não saber opinar a respeito. Na segunda questão 64 % afirmaram que sim; 24 % consideram que não; e 12 % não souberam opinar. Concluiu-se que a percepção em torno do Semiárido e da Caatinga ainda carece de olhares mais integradores sobre a sua paisagem e riquezas naturais, o que deve ser considerado fator relevante na construção de práticas ambientais e pedagógicas, ao tempo em que se faz necessária a adoção de uma visão que amplie e fortaleça as potencialidades educacionais, humanas, do sentimento de pertença, implementadas pela EA, fundamentais a sustentabilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID671_TB4843_22052024203944.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIELMA SANTANA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "Elielma" "autor_email" => "esfernandes2007@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }