Este trabalho constitui-se de uma pesquisa quantitativa cujo objetivo é verificar o período de integralização dos acadêmicos do curso de licenciatura em matemática do Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado Sombrio (IFC-CAS), além de relacionar tais índices com as versões de projetos de curso vigente. As variáveis da pesquisa foram o número de acadêmicos ingressantes, formados, ativos e inativos, desde a criação do curso, em 2010. As informações foram obtidas no setor de registro acadêmico da instituição e na coordenação de curso. A discussão foi fundamentada nas leituras realizadas em pesquisas feitas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sobre os índices de conclusão no curso, em nível nacional, além de uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a qual apresentou uma análise dos Projeto Pedagógico do Curso (PPC) das instituições públicas que oferecem esse curso e tiveram seu projeto reformulado em virtude de uma nova resolução nacional implementada em 2015. Além disso, fez-se um estudo sobre o curso na instituição e um levantamento das principais características dos PPC que o curso já apresentou, relacionando-as com os resultados encontrados. Ao fim da pesquisa, constatou-se um grande índice de evasão do curso (mais de 60% a partir de 2010) que apresenta uma tendência de crescimento. Grande parte dos acadêmicos que se formaram pertenciam ao PPC 2010. Os possíveis fatores que contribuem para isso são: a não exigência de pré-requisitos nessa versão; a carga horária do curso que aumentou a partir de 2017; e a baixa qualidade de ensino recebido na educação básica que acarreta na reprovação de disciplinas nos primeiros semestres, impedindo o avanço no curso.