A modernidade nos coloca diuturnamente diante de situações desafiadoras que se manifestam através de eventos inusitados ou por meio da rotina que caracteriza o nosso cotidiano. E a busca de saídas para tais situações demanda a capacidade de aprender continuamente, desenvolvendo não só as habilidades cognitivas, mas também as socioemocionais. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a macro-competência Abertura ao Novo e o desempenho escolar dos alunos da segunda série do Ensino Médio em tempo integral de uma escola pública estadual do interior do Ceará. Para fundamentar a nossa análise, tomaremos como base o estudo dos materiais sobre as Competências Socioemocionais publicados pelo Instituto Airton Senna (2020); os postulados teóricos defendidos por Susan David (2019); Dweck (2017); Goleman (2012); Grant (2014) dentre outros. Quanto ao percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualiquantitativa, de natureza básica e procedimentos ex-post-facto. Como resultados, verificou-se que o desenvolvimento, pelos estudantes, das competências socioemocionais que estruturam a macrocompetência Abertura ao Novo está diretamente relacionado ao seu desempenho acadêmico. Diante dessa constatação, concluímos que é fundamental que a escola fortaleça o trabalho com as Competências Socioemocionais com os estudantes do Ensino Médio, o que pode ser feito através do fortalecimento do Projeto Professor Diretor de Turma no âmbito da Secretaria da Educação Básica do Ceará.