As atividades extraclasse oferecem aos alunos a possibilidade de vivenciar na prática muitos conceitos apresentados em sala de aula, complementando o conteúdo visto em sala. O desenvolvimento de projetos de pesquisa pelos alunos, constitui um exemplo de atividade extraclasse, convertendo conceitos teóricos em habilidades práticas. Ainda, expandir a atividade de projeto de pesquisa para possibilitar sua exposição ao público e, consequentemente, sua inserção em um projeto de extensão; permite um maior favorecimento do aprendizado e do crescimento pessoal e profissional do aluno, além de constituir uma alternativa para a curricularização da extensão. A disciplina de Biologia da Célula é vasta e é a primeira a trazer conceitos de célula no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará, sendo primordial para o entendimento dos seres vivos. A montagem e confecção de lâminas, por exemplo, permite a aplicação direta do conhecimento teórico adquirido em classe e oferece a chance de explorar a diversidade celular, bem como compreender como os métodos de preparação de lâminas variam de acordo com as características das células estudadas. Nesse cenário, este estudo tem por objetivo descrever as motivações e o processo elaborativo para utilizar a ação de extensão “Uma Visita ao Mundo das Células” como ferramenta de ensino no componente de Biologia da Célula. Os graduandos realizaram atividades como preparo de lâminas, pôsteres lúdicos e a apresentação tanto em sala de aula como para a comunidade na “Auê Feira” que ocorreu em julho de 2023, na Praça das Flores, Fortaleza-CE. Os graduandos extensionistas valorizaram o projeto de extensão como um instrumento na aprendizagem. Além disso, 90% dos alunos afirmaram que a atividade de extensão oportunizou o desenvolvimento de competências fundamentais para a formação acadêmica. Conclui-se que a metodologia usada favoreceu a autonomia na busca pelo conhecimento e pôr em prática conhecimentos adquiridos na teoria.