O presente estudo tem o objetivo de investigar as políticas públicas de ação afirmativa para o acesso e permanência de estudantes indígenas ao ensino superior no curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural da Universidade Federal de Rondônia (Unir). A abordagem metodológica adotada foi a pesquisa qualitativa, na qual utilizou-se da pesquisa documental (levantamento bibliográfico) e a realização de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos envolvidos na pesquisa. Os resultados das políticas apontam que a Licenciatura em Educação Básica Intercultural tem obtido êxito na formação de professores indígenas com o significativo número de egressos, bem como, atende uma forte demanda de discentes indígenas, o que não seria possível sem a existência das ações afirmativas implementadas no curso. Também evidenciam que essas ações afirmativas são insuficientes para o atendimento de todas as necessidades dos discentes indígenas do curso intercultural. Dessa forma, conclui-se pela importância da existência do curso para os povos e comunidades indígenas do Estado de Rondônia, bem como pela eficácia e efetividade parcial das ações afirmativas implementadas pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) no curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural, ante a necessidade de: adequação e melhorias dessas ações; e, a inexistência de outras ações que atendam as demandas ainda não contempladas.