A pandemia da covid-19 trouxe questões para além das diretamente relacionadas à saúde das pessoas, sequelas, números de vítimas e gastos com a saúde, impactou também as políticas públicas voltadas à educação no Brasil. O objeto de estudo deste trabalho é duas propostas apresentadas pelo Governo Federal (2019-2022): O programa Future-se e o Programa Reuni Digital. Este trabalho objetiva discutir os impactos da pandemia na educação nacional e busca compreender, nos programas Future-se e Reuni Digital suas implicações para a educação profissional e tecnológica. Utilizou-se metodologicamente da pesquisa documental, descritiva e analítica seguindo a perspectiva histórico-crítica. Esta pesquisa é parte integrante do Relatório de Estágio de Pós-doutorado da autora. Dentre os autores que fundamentam este trabalho estão Marx (2013); Hobsbawm (2015); Elias e Alves (2022); Passamai e Silva (2023) Frigotto (2016); França (2016); Kuenzer (2001); Mészáros (2011). Estes autores discutem as transformações no mundo do trabalho, a relação trabalho e educação e os determinantes da educação nacional. Os resultados da pesquisa apontam que a realidade da educação nacional agravou-se no contexto da pandemia e novos desafios somaram-se aos que já estavam postos. Dentre eles destacam-se a implantação de políticas voltadas à massificação da educação e programas que visam reeditar os objetivos da educação, tornando-os funcionais a reprodução capitalista. Considera-se este trabalho importante uma vez que pode contribuir com o posicionamento do cidadão e politização sobre as transformações ocorridas neste curto intervalo de tempo, ressaltando o papel transformador da educação para uma sociedade mais inclusiva e humanitária. Espera-se que este trabalho possa contribuir com o debate e com a produção do conhecimento sobre esta temática.