Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO GEOGEBRA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113382
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6434
    "inscrito_id" => 1930
    "titulo" => "O USO DO GEOGEBRA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo geral analisar as concepções de professores que lecionam Matemática sobre o software GeoGebra para o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, fundamentamos nosso trabalho abordando aspectos relacionados a importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC no ensino de Matemática e o uso do software GeoGebra na sala de aula de Matemática. Para atingir o objetivo geral desse trabalho, a pesquisa se debruçou metodologicamente por meio da abordagem qualitativa, segundo Minayo (2014). Desse modo, nossa pesquisa foi desenvolvida em três etapas. Na primeira etapa buscamos realizar o mapeamento da classe de professores, nesse momento fizemos um levantamento da quantidade de professores de Matemática em exercício em turmas dos anos finais do ensino fundamental, além da presença e quantidade de computadores/notebooks ou tablets para uso exclusivo dos docentes. Na segunda etapa realizamos a aplicação de um questionário eletrônico, disponibilizado por meio do google forms, no intuito de analisar o conhecimento dos professores sobre o software e seu uso em sala de aula. Na terceira e última etapa, realizamos a discussão dos resultados obtidos por meio da aplicação do questionário. Através da coleta de dados, percebemos que apesar dos professores, sujeitos desse estudo, conhecerem o software GeoGebra, o cenário escolar impossibilita a utilização do software em sala de aula. Além disso, alguns docentes enfatizam apenas conhecer, mas não possuir experiência com a utilização do GeoGebra em sala de aula. Diante o cenário exposto pelos sujeitos, percebemos que, em alguns casos, os professores não fazem o uso do software por questões relacionadas a ausência de equipamentos ou internet no ambiente escolar. Em outros casos, os docentes salientam não fazer o uso pela falta de domínio das ferramentas presentes no software. Sendo assim, através desse estudo, salientamos a importância e necessidade de adaptação da ambientação escolar para o uso das tecnologias digitais em sala de aula, além de uma formação com professores da Educação Básica para a utilização do software GeoGebra nas aulas de Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1930_TB6434_06062024171800.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATEUS DE MOURA MACIEL"
    "autor_nome_curto" => "MATEUS"
    "autor_email" => "mateusuepb2016@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113382
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6434
    "inscrito_id" => 1930
    "titulo" => "O USO DO GEOGEBRA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo geral analisar as concepções de professores que lecionam Matemática sobre o software GeoGebra para o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, fundamentamos nosso trabalho abordando aspectos relacionados a importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC no ensino de Matemática e o uso do software GeoGebra na sala de aula de Matemática. Para atingir o objetivo geral desse trabalho, a pesquisa se debruçou metodologicamente por meio da abordagem qualitativa, segundo Minayo (2014). Desse modo, nossa pesquisa foi desenvolvida em três etapas. Na primeira etapa buscamos realizar o mapeamento da classe de professores, nesse momento fizemos um levantamento da quantidade de professores de Matemática em exercício em turmas dos anos finais do ensino fundamental, além da presença e quantidade de computadores/notebooks ou tablets para uso exclusivo dos docentes. Na segunda etapa realizamos a aplicação de um questionário eletrônico, disponibilizado por meio do google forms, no intuito de analisar o conhecimento dos professores sobre o software e seu uso em sala de aula. Na terceira e última etapa, realizamos a discussão dos resultados obtidos por meio da aplicação do questionário. Através da coleta de dados, percebemos que apesar dos professores, sujeitos desse estudo, conhecerem o software GeoGebra, o cenário escolar impossibilita a utilização do software em sala de aula. Além disso, alguns docentes enfatizam apenas conhecer, mas não possuir experiência com a utilização do GeoGebra em sala de aula. Diante o cenário exposto pelos sujeitos, percebemos que, em alguns casos, os professores não fazem o uso do software por questões relacionadas a ausência de equipamentos ou internet no ambiente escolar. Em outros casos, os docentes salientam não fazer o uso pela falta de domínio das ferramentas presentes no software. Sendo assim, através desse estudo, salientamos a importância e necessidade de adaptação da ambientação escolar para o uso das tecnologias digitais em sala de aula, além de uma formação com professores da Educação Básica para a utilização do software GeoGebra nas aulas de Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1930_TB6434_06062024171800.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATEUS DE MOURA MACIEL"
    "autor_nome_curto" => "MATEUS"
    "autor_email" => "mateusuepb2016@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho teve como objetivo geral analisar as concepções de professores que lecionam Matemática sobre o software GeoGebra para o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, fundamentamos nosso trabalho abordando aspectos relacionados a importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC no ensino de Matemática e o uso do software GeoGebra na sala de aula de Matemática. Para atingir o objetivo geral desse trabalho, a pesquisa se debruçou metodologicamente por meio da abordagem qualitativa, segundo Minayo (2014). Desse modo, nossa pesquisa foi desenvolvida em três etapas. Na primeira etapa buscamos realizar o mapeamento da classe de professores, nesse momento fizemos um levantamento da quantidade de professores de Matemática em exercício em turmas dos anos finais do ensino fundamental, além da presença e quantidade de computadores/notebooks ou tablets para uso exclusivo dos docentes. Na segunda etapa realizamos a aplicação de um questionário eletrônico, disponibilizado por meio do google forms, no intuito de analisar o conhecimento dos professores sobre o software e seu uso em sala de aula. Na terceira e última etapa, realizamos a discussão dos resultados obtidos por meio da aplicação do questionário. Através da coleta de dados, percebemos que apesar dos professores, sujeitos desse estudo, conhecerem o software GeoGebra, o cenário escolar impossibilita a utilização do software em sala de aula. Além disso, alguns docentes enfatizam apenas conhecer, mas não possuir experiência com a utilização do GeoGebra em sala de aula. Diante o cenário exposto pelos sujeitos, percebemos que, em alguns casos, os professores não fazem o uso do software por questões relacionadas a ausência de equipamentos ou internet no ambiente escolar. Em outros casos, os docentes salientam não fazer o uso pela falta de domínio das ferramentas presentes no software. Sendo assim, através desse estudo, salientamos a importância e necessidade de adaptação da ambientação escolar para o uso das tecnologias digitais em sala de aula, além de uma formação com professores da Educação Básica para a utilização do software GeoGebra nas aulas de Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.