O USO DO GEOGEBRA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113382 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6434 "inscrito_id" => 1930 "titulo" => "O USO DO GEOGEBRA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo geral analisar as concepções de professores que lecionam Matemática sobre o software GeoGebra para o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, fundamentamos nosso trabalho abordando aspectos relacionados a importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC no ensino de Matemática e o uso do software GeoGebra na sala de aula de Matemática. Para atingir o objetivo geral desse trabalho, a pesquisa se debruçou metodologicamente por meio da abordagem qualitativa, segundo Minayo (2014). Desse modo, nossa pesquisa foi desenvolvida em três etapas. Na primeira etapa buscamos realizar o mapeamento da classe de professores, nesse momento fizemos um levantamento da quantidade de professores de Matemática em exercício em turmas dos anos finais do ensino fundamental, além da presença e quantidade de computadores/notebooks ou tablets para uso exclusivo dos docentes. Na segunda etapa realizamos a aplicação de um questionário eletrônico, disponibilizado por meio do google forms, no intuito de analisar o conhecimento dos professores sobre o software e seu uso em sala de aula. Na terceira e última etapa, realizamos a discussão dos resultados obtidos por meio da aplicação do questionário. Através da coleta de dados, percebemos que apesar dos professores, sujeitos desse estudo, conhecerem o software GeoGebra, o cenário escolar impossibilita a utilização do software em sala de aula. Além disso, alguns docentes enfatizam apenas conhecer, mas não possuir experiência com a utilização do GeoGebra em sala de aula. Diante o cenário exposto pelos sujeitos, percebemos que, em alguns casos, os professores não fazem o uso do software por questões relacionadas a ausência de equipamentos ou internet no ambiente escolar. Em outros casos, os docentes salientam não fazer o uso pela falta de domínio das ferramentas presentes no software. Sendo assim, através desse estudo, salientamos a importância e necessidade de adaptação da ambientação escolar para o uso das tecnologias digitais em sala de aula, além de uma formação com professores da Educação Básica para a utilização do software GeoGebra nas aulas de Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1930_TB6434_06062024171800.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS DE MOURA MACIEL" "autor_nome_curto" => "MATEUS" "autor_email" => "mateusuepb2016@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113382 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6434 "inscrito_id" => 1930 "titulo" => "O USO DO GEOGEBRA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo geral analisar as concepções de professores que lecionam Matemática sobre o software GeoGebra para o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, fundamentamos nosso trabalho abordando aspectos relacionados a importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC no ensino de Matemática e o uso do software GeoGebra na sala de aula de Matemática. Para atingir o objetivo geral desse trabalho, a pesquisa se debruçou metodologicamente por meio da abordagem qualitativa, segundo Minayo (2014). Desse modo, nossa pesquisa foi desenvolvida em três etapas. Na primeira etapa buscamos realizar o mapeamento da classe de professores, nesse momento fizemos um levantamento da quantidade de professores de Matemática em exercício em turmas dos anos finais do ensino fundamental, além da presença e quantidade de computadores/notebooks ou tablets para uso exclusivo dos docentes. Na segunda etapa realizamos a aplicação de um questionário eletrônico, disponibilizado por meio do google forms, no intuito de analisar o conhecimento dos professores sobre o software e seu uso em sala de aula. Na terceira e última etapa, realizamos a discussão dos resultados obtidos por meio da aplicação do questionário. Através da coleta de dados, percebemos que apesar dos professores, sujeitos desse estudo, conhecerem o software GeoGebra, o cenário escolar impossibilita a utilização do software em sala de aula. Além disso, alguns docentes enfatizam apenas conhecer, mas não possuir experiência com a utilização do GeoGebra em sala de aula. Diante o cenário exposto pelos sujeitos, percebemos que, em alguns casos, os professores não fazem o uso do software por questões relacionadas a ausência de equipamentos ou internet no ambiente escolar. Em outros casos, os docentes salientam não fazer o uso pela falta de domínio das ferramentas presentes no software. Sendo assim, através desse estudo, salientamos a importância e necessidade de adaptação da ambientação escolar para o uso das tecnologias digitais em sala de aula, além de uma formação com professores da Educação Básica para a utilização do software GeoGebra nas aulas de Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1930_TB6434_06062024171800.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS DE MOURA MACIEL" "autor_nome_curto" => "MATEUS" "autor_email" => "mateusuepb2016@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }