A pesquisa aborda as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto de formação de profissionais da saúde. As chamadas TDICs e os modelos de atenção baseados nas novas tecnologias digitais aceleram as mudanças nas práticas tradicionais adotadas no setor saúde que impõem desafios para o setor educacional, visando à qualificação dos profissionais e melhorias de acesso aos serviços de saúde. A hipótese central deste estudo propõe que as TDICs possuem um potencial significativo não apenas para facilitar o acesso à informação, mas para promover a formação de profissionais críticos e capacitados para enfrentar os desafios do setor de saúde. Ao investigar as oportunidades oferecidas pelas TDICs, o objetivo é identificar estratégias eficazes para a capacitação dos profissionais de saúde, contribuindo assim para a melhoria do sistema de saúde como um todo. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com revisão integrativa da literatura e roda de conversa com especialistas na área e profissionais que atuam na formação profissional em saúde ou que estejam fazendo uso de TDICs no seu processo de trabalho. O método de coleta de dados permitiu uma troca de experiências e a construção coletiva de conhecimento, possibilitando uma análise contextualizada das práticas e percepções dos profissionais envolvidos. Deve-se insistir na perspectiva de se ter uma base metodológica, ter uma teoria embasando a intencionalidade pedagógica e temática, como também é essencial a identificação dos educandos envolvidos no processo e o seu contexto. Pensa-se na tecnologia que existe disponível, a mais amigável, a mais sustentável e a que vai colaborar e auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.