A arte cinética é uma forma de expressão que incorpora movimento e mudança em suas obras. Este estudo explora a história da arte cinética, seus elementos essenciais e exemplos notáveis. Além disso, discutimos como a arte cinética pode ser integrada à educação, inspirando alunos a compreender conceitos de movimento e energia de maneira criativa. Portanto, as questões que nortearam este trabalho são: “como utilizar a arte cinematográfica na sala de aula por professores da rede estadual no ensino de química?”. Neste sentido, foi proposto um objetivo geral: “ estudar a arte cinematográfica partindo de um processo de ensino envolvendo a química e ciências para um estudo aprofundado envolvendo experiências e práticas desenvolvidas pelos alunos e professores num processo educativo realizado em escolas públicas estaduais da cidade de Imperatriz-MA e região”. Para tanto, a pesquisa caracterizou-se como pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, pesquisa-ação e estudo de caso. As etapas feitas foram: a recolha de informação bibliográfica, preparação de cursos baseados em experiências e princípios da arte cinética. Desenvolvimento e aplicação do questionário seguindo as orientações acima e triangulação dos resultados. Isto mostra que o ensino de base concetual e experimental contribui potencialmente para o desenvolvimento de atitudes reflexivas e críticas nos alunos e para uma compreensão mais abrangente e menos fragmentada dos fenômenos em estudo.