Neste artigo, abordam-se os significados de ser inovador em sala de aula. Com o objetivo de compreender o conceito de inovação presente nas publicações da área de ensino de ciências, realizou-se uma revisão sistemática da literatura. Esse tipo de evidência é uma fonte estável, pois pode ser revisada a qualquer momento e possui ampla cobertura, contemplando vários eventos e ambientes. Portanto, pretende-se responder os seguintes questionamentos: quais recursos, práticas e metodologias relacionadas às TIC são apontadas como inovadoras pela comunidade que pesquisa sobre ensino de ciências? Utilizou-se como fonte de pesquisa a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da Capes. Os parâmetros de busca foram construídos com o auxílio da ferramenta Tessaurus. Os dados foram catalogados e armazenados em plataformas digitais e, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão dos trabalhos, foram organizados em uma planilha para facilitar a compreensão e reflexão sobre o objeto de estudo deste trabalho. Um dos principais achados é que a inovação precisa fazer sentido para promover mudanças. Essas mudanças podem ser utilizadas em sala de aula para motivar os alunos para a aprendizagem, tendo como principal característica a ludicidade dos processos, contrapondo-se ao ensino tradicional e utilizando diferentes ferramentas, entre elas tecnologias digitais, que só serão consideradas inovadoras quando ajudarem na construção do conhecimento e na motivação dos alunos para a aprendizagem.