"PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EFICAZES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS: UM ESTUDO NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL SOLON DE LUCENA EM CAMPINA GRANDE - PB"
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114804 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8472 "inscrito_id" => 20522 "titulo" => ""PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EFICAZES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS: UM ESTUDO NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL SOLON DE LUCENA EM CAMPINA GRANDE - PB"" "resumo" => "Este estudo investiga as práticas pedagógicas mais eficazes para a inclusão de alunos com necessidades especiais na Escola Cidadã Integral Solon de Lucena em Campina Grande - PB. A educação especial é fundamental para garantir uma aprendizagem inclusiva e equitativa, e a pesquisa se concentra em identificar estratégias que promovam uma integração efetiva desses alunos no currículo regular. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo emprega métodos como entrevistas semiestruturadas com educadores, observação participante e análise de documentos escolares. O referencial teórico baseia-se nas contribuições de Paulo Freire (2010), Maria Teresa Eglér Mantoan (2006) e Peter Mittler (2000), que destacam a importância de práticas pedagógicas adaptativas e o papel das políticas públicas na promoção da inclusão. A análise dos dados coletados visa identificar os principais desafios enfrentados pelos educadores e propor estratégias para aprimorar a inclusão e a qualidade da educação especial na instituição. Os resultados esperados incluem a identificação de práticas pedagógicas eficazes que podem ser replicadas em outras escolas, a contribuição para a formação continuada dos educadores e o fornecimento de subsídios para a formulação de políticas públicas voltadas para a educação especial. A pesquisa pretende, assim, avançar na prática da inclusão escolar, promovendo uma educação mais inclusiva e de qualidade para todos os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20522_TB8472_09102024144932.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FABIANA" "autor_email" => "fabiana_silvabia@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114804 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8472 "inscrito_id" => 20522 "titulo" => ""PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EFICAZES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS: UM ESTUDO NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL SOLON DE LUCENA EM CAMPINA GRANDE - PB"" "resumo" => "Este estudo investiga as práticas pedagógicas mais eficazes para a inclusão de alunos com necessidades especiais na Escola Cidadã Integral Solon de Lucena em Campina Grande - PB. A educação especial é fundamental para garantir uma aprendizagem inclusiva e equitativa, e a pesquisa se concentra em identificar estratégias que promovam uma integração efetiva desses alunos no currículo regular. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo emprega métodos como entrevistas semiestruturadas com educadores, observação participante e análise de documentos escolares. O referencial teórico baseia-se nas contribuições de Paulo Freire (2010), Maria Teresa Eglér Mantoan (2006) e Peter Mittler (2000), que destacam a importância de práticas pedagógicas adaptativas e o papel das políticas públicas na promoção da inclusão. A análise dos dados coletados visa identificar os principais desafios enfrentados pelos educadores e propor estratégias para aprimorar a inclusão e a qualidade da educação especial na instituição. Os resultados esperados incluem a identificação de práticas pedagógicas eficazes que podem ser replicadas em outras escolas, a contribuição para a formação continuada dos educadores e o fornecimento de subsídios para a formulação de políticas públicas voltadas para a educação especial. A pesquisa pretende, assim, avançar na prática da inclusão escolar, promovendo uma educação mais inclusiva e de qualidade para todos os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20522_TB8472_09102024144932.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FABIANA" "autor_email" => "fabiana_silvabia@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }