O CÍRCULO DE CULTURA NO QUILOMBO DO PÊGA: PROMOVENDO O DIÁLOGO INTERCULTURAL E VALORIZAÇÃO DAS TRADIÇÕES LOCAIS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109966 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1544 "inscrito_id" => 4438 "titulo" => "O CÍRCULO DE CULTURA NO QUILOMBO DO PÊGA: PROMOVENDO O DIÁLOGO INTERCULTURAL E VALORIZAÇÃO DAS TRADIÇÕES LOCAIS" "resumo" => "A educação é um processo que deve estender-se para além da sala de aula, atingindo as diversas camadas sociais e culturais das comunidades. A teoria do Círculo de Cultura de Paulo Freire destaca a importância da valorização das diferentes culturas para uma aprendizagem significativa. Uma experiência exemplar, que merece ser mencionada, ocorreu em Portalegre, com o grupo das Filomenas, artesãs locais, durante uma aula de extensão do curso de Psicologia da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP). O objetivo foi aplicar os princípios de Freire, explorando tradições e saberes, promovendo uma educação inclusiva e conectada com a realidade local. Para o estudo, foram utilizadas pesquisa bibliográfica qualitativa e pesquisa de campo, tendo como base a plataforma "Paulo Freire: memorial digital", com os descritores "quilombolas", "Portalegre (RN)" e "círculo da cultura". Durante uma aula sobre Relações Étnico-Raciais e Direitos Humanos II (MEC), foi realizada uma visita à comunidade quilombola do Sítio Pêga em Portalegre, RN. Uma roda de conversa inspirada no conceito de Círculo de Cultura de Paulo Freire foi integrada, promovendo um ensino-aprendizagem inclusivo, com ênfase no diálogo e na participação. O grupo “Filomenas”, do Quilombo do Pêga, fortalece a economia e a cultura afro-brasileira, mantendo tradições e gerando renda por meio de arte, culinária e dança, promovendo a independência comunitária e fortalecendo vínculos. Por meio do Círculo de Cultura, foi possível abordar e dialogar sobre os desafios vivenciados pela comunidade, incluindo apagamentos históricos, saúde mental, questões étnico-raciais, de gênero e ambientais, assim como suas lutas para manter a preservação local. Este estudo ressalta a importância de uma educação que ultrapasse os limites da sala de aula tradicional, criando um espaço propício para o resgate das relações culturais e uma abordagem participativa em relação às complexidades enfrentadas pela comunidade, abarcando questões étnico-raciais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID4438_TB1544_29022024234418.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMIKSON KAUÃ LEITE PEREIRA" "autor_nome_curto" => "EMIKSON KAUÃ" "autor_email" => "g7emik@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR (FACEP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109966 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1544 "inscrito_id" => 4438 "titulo" => "O CÍRCULO DE CULTURA NO QUILOMBO DO PÊGA: PROMOVENDO O DIÁLOGO INTERCULTURAL E VALORIZAÇÃO DAS TRADIÇÕES LOCAIS" "resumo" => "A educação é um processo que deve estender-se para além da sala de aula, atingindo as diversas camadas sociais e culturais das comunidades. A teoria do Círculo de Cultura de Paulo Freire destaca a importância da valorização das diferentes culturas para uma aprendizagem significativa. Uma experiência exemplar, que merece ser mencionada, ocorreu em Portalegre, com o grupo das Filomenas, artesãs locais, durante uma aula de extensão do curso de Psicologia da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP). O objetivo foi aplicar os princípios de Freire, explorando tradições e saberes, promovendo uma educação inclusiva e conectada com a realidade local. Para o estudo, foram utilizadas pesquisa bibliográfica qualitativa e pesquisa de campo, tendo como base a plataforma "Paulo Freire: memorial digital", com os descritores "quilombolas", "Portalegre (RN)" e "círculo da cultura". Durante uma aula sobre Relações Étnico-Raciais e Direitos Humanos II (MEC), foi realizada uma visita à comunidade quilombola do Sítio Pêga em Portalegre, RN. Uma roda de conversa inspirada no conceito de Círculo de Cultura de Paulo Freire foi integrada, promovendo um ensino-aprendizagem inclusivo, com ênfase no diálogo e na participação. O grupo “Filomenas”, do Quilombo do Pêga, fortalece a economia e a cultura afro-brasileira, mantendo tradições e gerando renda por meio de arte, culinária e dança, promovendo a independência comunitária e fortalecendo vínculos. Por meio do Círculo de Cultura, foi possível abordar e dialogar sobre os desafios vivenciados pela comunidade, incluindo apagamentos históricos, saúde mental, questões étnico-raciais, de gênero e ambientais, assim como suas lutas para manter a preservação local. Este estudo ressalta a importância de uma educação que ultrapasse os limites da sala de aula tradicional, criando um espaço propício para o resgate das relações culturais e uma abordagem participativa em relação às complexidades enfrentadas pela comunidade, abarcando questões étnico-raciais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID4438_TB1544_29022024234418.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMIKSON KAUÃ LEITE PEREIRA" "autor_nome_curto" => "EMIKSON KAUÃ" "autor_email" => "g7emik@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR (FACEP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }