Esta pesquisa buscar investigar a formação de professores indígenas no contexto do Sul do Amazonas, Humaitá e Manicoré nos últimos cinco anos. Além disso, busca-se compreender o cotidiano indígena de formação educacional, que passa também por uma rede de fluxos culturais globais que tenta colonizar e homogeneizar as diferenças culturais presentes nas formações de educadores indígenas. Historicamente, os Povos Indígenas têm se relacionado com a sociedade envolvente em diferentes modalidades de correlações de força. No campo da educação indígena, a “escola” surgiu como um elemento estranho de dominação colonial e cultural, seja para enfraquecer os sistemas tradicionais indígenas de educação, seja como um elemento alienígena que foi ressignificada para promover elementos de uma cidadania indígena em constante transformação. Em termos metodológicos, nossas ações partirão a partir da demanda dos professores indígenas. Toda metodologia será construída mediante as tomadas de posições dos professores indígenas, e ao mesmo tempo, das formas de saber, fazer e criar indígena. A partir dessas possibilidades, iremos elaborar um diagnóstico do material já utilizado pelos professores indígenas em sala de aula. Desta forma, teremos condições metodológicas de pensar coletivamente novas ações que serão desenvolvidas juntamente com os professores indígenas em sala de aula. Utilizaremos como ferramentas metodológicas, apresentações dos professores através de croquis mentais sobre as representações dos saberes e dos fazeres de cada comunidade, ou seja, como o conhecimento é dialogado com as experiências da roça, da coleta extrativista e como elementos podem facilitar o ensino transdisciplinar das áreas de conhecimento.