Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados em 2008 (Lei 11.892), tendo como uma de suas prioridades a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio. De acordo com Frigotto e Oliveira (2024), trata-se de um “modelo educacional que é capaz de preparar os estudantes tanto para inserção num mundo do trabalho complexo quanto para o pleno exercício da cidadania (política, econômica e social)”. Além dos conteúdos ministrados em sala e nos laboratórios, os estudantes têm a possibilidade de participar de projetos de ensino, pesquisa e extensão, oportunidade esta que é um grande diferencial da rede federal de ensino e que amplia a formação acadêmica dos estudantes que participam como bolsistas. No Campus Santos Dumont, além do trabalho desenvolvido em sala, pelos docentes, a equipe pedagógica realiza algumas intervenções com as turmas, com temáticas variadas, visando ampliar os horizontes dos educandos, para que possam planejar seu futuro acadêmico e profissional. Nosso principal objetivo, com a formação omnilateral que oferecemos, é que, após a conclusão do curso técnico integrado ao ensino médio, os(as) estudantes estejam preparados(as) tanto para atuarem no mundo do trabalho, como para darem continuidade aos estudos em uma graduação afim com o curso concluído ou mesmo de outra área. O objetivo deste relato é desmistificar a ideia de que a formação técnica tem como única vertente a preparação para atuação no mundo do trabalho. Nossos ex-alunos e alunas ratificam o quão importante foi o processo formativo, ao longo da trajetória que vivenciaram nos cursos técnicos integrados, em uma instituição pública, gratuita e de qualidade.