O transtorno do espectro autista se configura como uma síndrome comportamental que se manifesta desde o nascimento ou nos primeiros anos de vida. Compreendido como uma desordem neurológica. Considerando esse pressuposto, a pesquisa tem como objetivo geral analisar os desafios na prática pedagógica da inclusão do aluno autista na sala comum da Educação Infantil em uma escola municipal de Teresina-PI, tendo como objetivos específicos detectar as dificuldades do professor para promover a aprendizagem e desenvolvimento do aluno autista na Educação Infantil e identificar as estratégias pedagógicas que o professor utiliza no processo de interação do aluno autista em sala de aula. Adotou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa com enfoque descritivo e de campo. Na pesquisa de campo, os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: observação e um questionário. Os resultados obtidos apontaram que os professores sentem dificuldade para trabalhar com alunos da educação especial nas escolas regulares, especificamente com aluno autista. Foi observado também que os professores procuravam realizar uma prática pedagógica inclusiva, porém, as estratégias pedagógicas utilizadas ainda não se efetivaram de maneira concreta. Assim, percebe-se que o ideal e real ainda se encontram em discrepância, portanto, ainda há muito a ser feito para superar estes desafios.