Reconhecidamente, as crianças com deficiência têm o direito à educação em turmas do ensino regular. No entanto, nem sempre temos professores(as) que se sintam preparados para trabalhar com esse público. Esse é um direito conquistado com muitas lutas e não deve ser negligenciado. Dessa forma, garantir que essas crianças tenham apenas acesso aos espaços escolares não é suficiente. Assim, precisamos lutar por um ensino e aprendizagem que promova o desenvolvimento integral desses alunos. E nesse sentido, consideramos que o trabalho docente tem muito a contribuir nesse processo, e as crianças Público-alvo da Educação Especial (PAEE) têm muito a ensinar aos professores(as). Destarte, o presente relato de experiência tem como objetivo discorrer sobre momentos de desafios e muitas aprendizagens que a docência nos proporcionou no desenvolvimento de práticas pedagógicas com crianças PAEE em turma do ensino comum. Temos, portanto, um relato descritivo de abordagem qualitativa, fundamentada à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Compreendemos que a escola deve ser capaz de contribuir para a eliminação das barreiras atitudinais, pedagógicas, metodológicas, entre outras, e que os alunos com deficiência têm muito a ensinar à docência e a toda comunidade escolar. Entendemos que compartilhar experiências pode possibilitar reflexões mútuas e contribuir para a construção de novas possibilidades no processo de inclusão das crianças com deficiência em turmas do ensino regular.