Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA CÉLULA AO CÉREBRO: USO DE JOGOS COMO METODOLOGIA ATIVA EM AULAS DE BIOLOGIA E FILOSOFIA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O uso de jogos como recurso educacional promove o desenvolvimento dos alunos à medida que incentiva o engajamento nas atividades em sala, cria novas abordagens do conteúdo, estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico e do senso crítico. Com base nesses apontamentos, lançamos mão deste recurso como atividade avaliativa nas disciplinas de filosofia e biologia, em turmas de primeiro ano do ensino médio na Escola SESI Firjan de Benfica, Rio de Janeiro, RJ. A proposta dos jogos filosóficos, como metodologia ativa, é possibilitar a criatividade, aprofundamento de ideias, inovação, criação de recurso lúdico e trabalho interdisciplinar (Arte Maker, Biologia e História) permitindo ao estudante o desenvolvimento de múltiplas habilidades. Os alunos, organizados em grupos de 5 a 6 pessoas, criaram e apresentaram jogos de tabuleiro ou de cartas, com regras definidas e o conteúdo abordado foi: filósofos pré-socráticos e suas archés X mitologia; divindades gregas e contexto histórico. Os jogos de biologia foram desenvolvidos com bases nos conteúdos de citologia e tinham modelo livre, sendo idealizados e construídos em grupos de 5 a 7 alunos. Como resultado, eles apresentaram modelos variados de jogos, cartas, tabuleiro, jogos online, RPG (role-playing game), entre outros. A elaboração dos jogos pelos alunos, trouxe autonomia e estimulou a criatividade deles, possibilitando a revisão dos conteúdos e o debate com os grupos de trabalho. A atividade propõe aos estudantes o trabalho em equipe, propiciando a proatividade, melhora na comunicação, fortalecendo os relacionamentos, soluções mais criativas, engajamento, inspiração, motivação e estimulando a pesquisa por novos referenciais, ampliando o conhecimento e, como consequência, o poder de reflexão e a capacidade de argumentação. Concluímos que o uso dos jogos como metodologia, aproximam estudantes e professores ampliando suas visões de mundo e intensificando trocas de conhecimentos e experiências. A aula passa a ser uma construção coletiva que resulta em conhecimento mais rico e amplo, trazendo benefícios para todos no processo educativo.

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