A pandemia da COVID-19, causada pelo novo corona vírus SARS-CoV-2, começou no final de 2019 e teve um impacto profundo no mundo. A partir do início de 2020, instituições educacionais em todo mundo fecharam as portas. Esta pesquisa teve por objetivo compreender a percepção dos discentes do Curso de Tecnológo em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Campus Barreiros sobre os desafios encontrados durante o ensino remoto no período de pandemia do novo corona vírus. A população do estudo foi composta pelos discentes do curso de Tecnologia em Agroecologia, a amostra foi constituída por vinte e dois discentes do curso que concordaram em participar do estudo. Os discentes passaram pelo período de adaptação às aulas remotas tendo diferentes experiências e que puderam apontar pontos positivos e negativos neste novo processo de ensino-aprendizagem. Dos discentes 50% dos entrevistados indicaram ter se adaptado parcialmente enquanto os outros 50% relataram que não tiveram uma boa adaptação ao modelo de ensino remoto. Quanto à vantagem deste sistema de ensino, cerca de 52% dos estudantes indicaram que se manterem seguros em sua residência foi o ponto principal. Por outro lado, a maior dificuldade encontrada foi a quantidade de conteúdo postados pelos professores. A mudança de ensino presencial para o remoto foi um desafio para docentes e discentes a fim de oferecer aulas de boa qualidade com o objetivo de minimizar possíveis prejuízos ao aprendizado durante a pandemia. O objetivo do ensino remoto emergencial não foi criar um curso a distância, mas fornecer acesso temporário à educação formal e apoio instrucional aos discentes. Os desafios enfrentados no setor de educação no período da pandemia devem servir como estímulo para novas práticas educacionais híbridas, sem perder de vista o caráter formativo dos estudantes da área de agroecologia.