O presente estudo está sendo realizado no âmbito de pesquisa de iniciação científica amparada pelo Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), na modalidade PIBIC. Considerando que um dos objetivos do projeto é discutir como o Ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) como L1 (primeira língua) e Língua Portuguesa como L2 (segunda língua), com base na pedagogia visual e na língua de sinais, favorece a produção escrita e a construção das identidades surdas em estudantes surdos/as, a metodologia está sendo construída de acordo com a percepção da subjetividade e contexto da criança surda, priorizando a valorização da cultura surda, adaptação do ambiente, materiais visuais e multissensoriais e a tecnologia assistiva. A experiência visual no contexto da educação de crianças surdas é referenciada por pesquisadoras da temática surda, como Gladis Perlin (2013) e Karen Strobel (2013), que nos embasam na tarefa de pensar e planejar atividades significativas utilizando estímulos visuais e estratégias de aprendizagem para o ensino de Libras como L1 e ensino de Língua Portuguesa como L2. De acordo com os dados da pesquisa, percebemos que a percepção visual facilita a comunicação e a compreensão da criança surda com o seu meio possibilitando, através desta proposta, a interação e revisitação intencional de olhar para o seu processo de aprendizagem. Assim, após a realização das vivências planejadas é realizada a construção sequencial dos registros fotográficos e materiais com o objetivo de construir memórias afetivas e significativas do processo de ensino aprendizagem a partir desta experiência visual surda.