O objetivo deste estudo foi analisar e identificar a produção de saberes das práticas corporais a partir da metodologia da metodologia da problematização. A questão norteadora foi identificada a partir da seguinte problemática: Quais os saberes nas práticas corporais foram produzidos pelos estudantes do ensino médio técnico integrado do IFMS campus Campo Grande-MS. Os sujeitos do estudo foram estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, do curso de Administração do campus Campo Grande. O desenho metodológico foi orientado pela pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória com procedimentos de análise da pesquisa-ação, e para a análise dos dados empíricos utilizou-se a Metodologia da Problematização com o Arco de Marguerez. O referencial teórico e metodológico percorreram juntos na perspectiva de dialogar com a empiria, isto é, os relatos dos estudantes com relação à experiência das brincadeiras e jogos. Os resultados do estudo demonstraram que houve um sentido e significado atribuído aos estudantes para esse tipo de prática corporal, os estudantes demonstraram-se motivados e incentivados a ressignificar as brincadeiras e jogos que em muitos casos foram forjados de suas experiências na infância. Outro aspecto a destacar, é o trabalho colaborativo e de reflexão sobre a realidade, pois os saberes corporais ao qual se apropriaram vão além de simples práticas de movimento, desenvolveram o senso crítico da realidade a partir da compreensão e reflexão da prática aliada a teoria. Palavras-chave: Saberes; práticas corporais; ensino médio técnico integrado e jogos e brincadeiras.