Neste artigo discute-se o desenvolvimento do objeto de conhecimento referente a planificação no componente curricular de Práticas Experimentais em Matemática na parte diversificada na unidade escolar de Tempo Integral João Matheus Barbosa no município de Juscimeira no estado de Mato Grosso. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da teoria versus prática, no processo de ensino e aprendizagem da planificação dos sólidos geométricos na turma do 6º ano do Ensino Fundamental anos finais. Iniciamos, por meio da reflexão da definição do componente curricular e a finalidade da parte diversificada na escola de Tempo Integral. Em seguida, discutimos a planificação dos sólidos geométricos e o desenvolvimento da prática dos objetos do conhecimento, assimilando o cotidiano ancorado às orientações vigentes dos documentos curriculares e a teoria e as informações no que tange a pesquisa científica. As reflexões tecidas, partem de um estudo bibliográfico de cunho qualitativo. Na coleta de dados utilizou-se da observação dos professores e estudantes envolvidos na prática de ensino e aprendizagem da planificação. A análise de dados ficou a cargo da técnica de análise de conteúdo defendida por Bardin (2011). O artigo finaliza com a apresentação e discussão dos dados da experiência dos professores, a partir da vivência em desenvolver a prática da planificação dos sólidos geométricos no objeto do conhecimento em Matemática.