Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS MÍDIAS E AS SUAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NA ATUALIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112397
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5008
    "inscrito_id" => 14653
    "titulo" => "AS MÍDIAS E AS SUAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NA ATUALIDADE"
    "resumo" => "Nos processos históricos, as diferentes linguagens ampliaram as possibilidades e as condições de comunicação humana, o inverso também ocorreu e ocorre, os artefatos de comunicação ampliaram e ressignificaram as formas de linguagens. Nessa esteira evolutiva, as mídias e as suas diversas linguagens emergiram e foram ocupando cada vez mais espaço nos processos de produção, reprodução e difusão de culturas. Considerando os marcos evolutivos das formas e artefatos de comunicação da atualidade, e considerando, notadamente, a finalidade constitucional da educação, que consiste em promover uma formação integral dos alunos, este trabalho tem o objetivo de abordar o tema que envolve as mídias e as suas linguagens no processo de ensino e aprendizagem, destacando a necessidade fundamental de políticas e ações de formação docente nessa direção. Trata-se de uma pesquisa teórica, ou seja, a metodologia é bibliográfica e a abordagem dos dados é de natureza qualitativa. Os procedimentos metodológicos envolvem estudos de referencial teórico, a partir de eixos temáticos pré-selecionados, e discussões em torno de situações atuais que tocam o tema da pesquisa. A hipótese norteadora é de que há lacunas na formação docente para o uso dos artefatos midiáticos no cotidiano da sala de aula e essa realidade contribui para a difusão do uso inadequado das mídias na sociedade, o que, por sua vez, distancia o processo educativo escolar da finalidade de formar cidadãos mais éticos, conscientes e preocupados com a construção de uma sociedade mais civilizada e coerentemente justa. Defende-se que a incorporação dos artefatos midiáticos na formação inicial e continuada de professores é imprescindível no processo de desenvolvimento da consciência crítica sobre a educação e a sua finalidade de formação integral do ser humano, portanto, um direito garantido dos discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14653_TB5008_23052024105159.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANA PINHEIRO DE ASSIS PONTES"
    "autor_nome_curto" => "TATIANA"
    "autor_email" => "tatiana.assis@unesp.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112397
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5008
    "inscrito_id" => 14653
    "titulo" => "AS MÍDIAS E AS SUAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NA ATUALIDADE"
    "resumo" => "Nos processos históricos, as diferentes linguagens ampliaram as possibilidades e as condições de comunicação humana, o inverso também ocorreu e ocorre, os artefatos de comunicação ampliaram e ressignificaram as formas de linguagens. Nessa esteira evolutiva, as mídias e as suas diversas linguagens emergiram e foram ocupando cada vez mais espaço nos processos de produção, reprodução e difusão de culturas. Considerando os marcos evolutivos das formas e artefatos de comunicação da atualidade, e considerando, notadamente, a finalidade constitucional da educação, que consiste em promover uma formação integral dos alunos, este trabalho tem o objetivo de abordar o tema que envolve as mídias e as suas linguagens no processo de ensino e aprendizagem, destacando a necessidade fundamental de políticas e ações de formação docente nessa direção. Trata-se de uma pesquisa teórica, ou seja, a metodologia é bibliográfica e a abordagem dos dados é de natureza qualitativa. Os procedimentos metodológicos envolvem estudos de referencial teórico, a partir de eixos temáticos pré-selecionados, e discussões em torno de situações atuais que tocam o tema da pesquisa. A hipótese norteadora é de que há lacunas na formação docente para o uso dos artefatos midiáticos no cotidiano da sala de aula e essa realidade contribui para a difusão do uso inadequado das mídias na sociedade, o que, por sua vez, distancia o processo educativo escolar da finalidade de formar cidadãos mais éticos, conscientes e preocupados com a construção de uma sociedade mais civilizada e coerentemente justa. Defende-se que a incorporação dos artefatos midiáticos na formação inicial e continuada de professores é imprescindível no processo de desenvolvimento da consciência crítica sobre a educação e a sua finalidade de formação integral do ser humano, portanto, um direito garantido dos discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14653_TB5008_23052024105159.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANA PINHEIRO DE ASSIS PONTES"
    "autor_nome_curto" => "TATIANA"
    "autor_email" => "tatiana.assis@unesp.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Nos processos históricos, as diferentes linguagens ampliaram as possibilidades e as condições de comunicação humana, o inverso também ocorreu e ocorre, os artefatos de comunicação ampliaram e ressignificaram as formas de linguagens. Nessa esteira evolutiva, as mídias e as suas diversas linguagens emergiram e foram ocupando cada vez mais espaço nos processos de produção, reprodução e difusão de culturas. Considerando os marcos evolutivos das formas e artefatos de comunicação da atualidade, e considerando, notadamente, a finalidade constitucional da educação, que consiste em promover uma formação integral dos alunos, este trabalho tem o objetivo de abordar o tema que envolve as mídias e as suas linguagens no processo de ensino e aprendizagem, destacando a necessidade fundamental de políticas e ações de formação docente nessa direção. Trata-se de uma pesquisa teórica, ou seja, a metodologia é bibliográfica e a abordagem dos dados é de natureza qualitativa. Os procedimentos metodológicos envolvem estudos de referencial teórico, a partir de eixos temáticos pré-selecionados, e discussões em torno de situações atuais que tocam o tema da pesquisa. A hipótese norteadora é de que há lacunas na formação docente para o uso dos artefatos midiáticos no cotidiano da sala de aula e essa realidade contribui para a difusão do uso inadequado das mídias na sociedade, o que, por sua vez, distancia o processo educativo escolar da finalidade de formar cidadãos mais éticos, conscientes e preocupados com a construção de uma sociedade mais civilizada e coerentemente justa. Defende-se que a incorporação dos artefatos midiáticos na formação inicial e continuada de professores é imprescindível no processo de desenvolvimento da consciência crítica sobre a educação e a sua finalidade de formação integral do ser humano, portanto, um direito garantido dos discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.