AS MÍDIAS E AS SUAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NA ATUALIDADE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112397 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5008 "inscrito_id" => 14653 "titulo" => "AS MÍDIAS E AS SUAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NA ATUALIDADE" "resumo" => "Nos processos históricos, as diferentes linguagens ampliaram as possibilidades e as condições de comunicação humana, o inverso também ocorreu e ocorre, os artefatos de comunicação ampliaram e ressignificaram as formas de linguagens. Nessa esteira evolutiva, as mídias e as suas diversas linguagens emergiram e foram ocupando cada vez mais espaço nos processos de produção, reprodução e difusão de culturas. Considerando os marcos evolutivos das formas e artefatos de comunicação da atualidade, e considerando, notadamente, a finalidade constitucional da educação, que consiste em promover uma formação integral dos alunos, este trabalho tem o objetivo de abordar o tema que envolve as mídias e as suas linguagens no processo de ensino e aprendizagem, destacando a necessidade fundamental de políticas e ações de formação docente nessa direção. Trata-se de uma pesquisa teórica, ou seja, a metodologia é bibliográfica e a abordagem dos dados é de natureza qualitativa. Os procedimentos metodológicos envolvem estudos de referencial teórico, a partir de eixos temáticos pré-selecionados, e discussões em torno de situações atuais que tocam o tema da pesquisa. A hipótese norteadora é de que há lacunas na formação docente para o uso dos artefatos midiáticos no cotidiano da sala de aula e essa realidade contribui para a difusão do uso inadequado das mídias na sociedade, o que, por sua vez, distancia o processo educativo escolar da finalidade de formar cidadãos mais éticos, conscientes e preocupados com a construção de uma sociedade mais civilizada e coerentemente justa. Defende-se que a incorporação dos artefatos midiáticos na formação inicial e continuada de professores é imprescindível no processo de desenvolvimento da consciência crítica sobre a educação e a sua finalidade de formação integral do ser humano, portanto, um direito garantido dos discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14653_TB5008_23052024105159.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANA PINHEIRO DE ASSIS PONTES" "autor_nome_curto" => "TATIANA" "autor_email" => "tatiana.assis@unesp.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112397 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5008 "inscrito_id" => 14653 "titulo" => "AS MÍDIAS E AS SUAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NA ATUALIDADE" "resumo" => "Nos processos históricos, as diferentes linguagens ampliaram as possibilidades e as condições de comunicação humana, o inverso também ocorreu e ocorre, os artefatos de comunicação ampliaram e ressignificaram as formas de linguagens. Nessa esteira evolutiva, as mídias e as suas diversas linguagens emergiram e foram ocupando cada vez mais espaço nos processos de produção, reprodução e difusão de culturas. Considerando os marcos evolutivos das formas e artefatos de comunicação da atualidade, e considerando, notadamente, a finalidade constitucional da educação, que consiste em promover uma formação integral dos alunos, este trabalho tem o objetivo de abordar o tema que envolve as mídias e as suas linguagens no processo de ensino e aprendizagem, destacando a necessidade fundamental de políticas e ações de formação docente nessa direção. Trata-se de uma pesquisa teórica, ou seja, a metodologia é bibliográfica e a abordagem dos dados é de natureza qualitativa. Os procedimentos metodológicos envolvem estudos de referencial teórico, a partir de eixos temáticos pré-selecionados, e discussões em torno de situações atuais que tocam o tema da pesquisa. A hipótese norteadora é de que há lacunas na formação docente para o uso dos artefatos midiáticos no cotidiano da sala de aula e essa realidade contribui para a difusão do uso inadequado das mídias na sociedade, o que, por sua vez, distancia o processo educativo escolar da finalidade de formar cidadãos mais éticos, conscientes e preocupados com a construção de uma sociedade mais civilizada e coerentemente justa. Defende-se que a incorporação dos artefatos midiáticos na formação inicial e continuada de professores é imprescindível no processo de desenvolvimento da consciência crítica sobre a educação e a sua finalidade de formação integral do ser humano, portanto, um direito garantido dos discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14653_TB5008_23052024105159.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANA PINHEIRO DE ASSIS PONTES" "autor_nome_curto" => "TATIANA" "autor_email" => "tatiana.assis@unesp.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }