Nos processos históricos, as diferentes linguagens ampliaram as possibilidades e as condições de comunicação humana, o inverso também ocorreu e ocorre, os artefatos de comunicação ampliaram e ressignificaram as formas de linguagens. Nessa esteira evolutiva, as mídias e as suas diversas linguagens emergiram e foram ocupando cada vez mais espaço nos processos de produção, reprodução e difusão de culturas. Considerando os marcos evolutivos das formas e artefatos de comunicação da atualidade, e considerando, notadamente, a finalidade constitucional da educação, que consiste em promover uma formação integral dos alunos, este trabalho tem o objetivo de abordar o tema que envolve as mídias e as suas linguagens no processo de ensino e aprendizagem, destacando a necessidade fundamental de políticas e ações de formação docente nessa direção. Trata-se de uma pesquisa teórica, ou seja, a metodologia é bibliográfica e a abordagem dos dados é de natureza qualitativa. Os procedimentos metodológicos envolvem estudos de referencial teórico, a partir de eixos temáticos pré-selecionados, e discussões em torno de situações atuais que tocam o tema da pesquisa. A hipótese norteadora é de que há lacunas na formação docente para o uso dos artefatos midiáticos no cotidiano da sala de aula e essa realidade contribui para a difusão do uso inadequado das mídias na sociedade, o que, por sua vez, distancia o processo educativo escolar da finalidade de formar cidadãos mais éticos, conscientes e preocupados com a construção de uma sociedade mais civilizada e coerentemente justa. Defende-se que a incorporação dos artefatos midiáticos na formação inicial e continuada de professores é imprescindível no processo de desenvolvimento da consciência crítica sobre a educação e a sua finalidade de formação integral do ser humano, portanto, um direito garantido dos discentes.