Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO – APRENDIZAGEM.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O método científico é uma abordagem sistemática para investigar fenômenos, adquirir novos conhecimentos e integrar conhecimentos anteriores. Ensinar o método científico na escola é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de resolver problemas nos alunos. Entretanto, observa-se que geralmente esse sistema não é trabalhado em sala de aula com os alunos da educação básica durante todo o período do ano letivo. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de um projeto desenvolvido na EMGMCN, localizada no bairro Vila União, sobre a iniciação ao método científico com uma abordagem interdisciplinar de três saberes: História, Educação Física e Geografia. Apesar de constarem no cronograma anual da rede municipal de ensino de Fortaleza atividades que promovem a pesquisa científica com os alunos, como a Feira Municipal de Ciências e Cultura, o tema pesquisa científica só é abordado nas atividades escolares rotineiras para contemplar atividades pré-programadas no calendário escolar de toda a rede municipal. Pensando em desenvolver a pesquisa, assim como o letramento científico, e torná-la parte da rotina escolar dos estudantes, têm sido desenvolvidas na escola, com alunos do ensino fundamental II, atividades que promovem parcerias entre essas três disciplinas. O propósito final é o uso da interdisciplinaridade como ferramenta para a iniciação científica escolar. Essa necessidade de desenvolver essa ferramenta com os estudantes foi detectada a partir das dificuldades apresentadas pelos discentes na escrita dos trabalhos escolares. Os maiores problemas verificados foram a dificuldade em compreender os passos da pesquisa, a elaboração dos textos de introdução, conclusão e referências, além da seleção das fontes de pesquisa. Conclui-se que o projeto tem sido promissor, pois tem conseguido desenvolver nos alunos uma visão mais sistêmica sobre variados assuntos, de maneira mais crítica e com mais rigor científico nos trabalhos. Palavras-chave: Ensino Fundamental II, Interdisciplinaridade, Pesquisa Científica, Rotina escolar.

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