CONHECENDO AS PRÁTICAS MÚSICO-EDUCATIVAS & A FORMAÇÃO DOCENTE PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112444 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5081 "inscrito_id" => 14463 "titulo" => "CONHECENDO AS PRÁTICAS MÚSICO-EDUCATIVAS & A FORMAÇÃO DOCENTE PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A formação continuada, é de suma importância nos espaços da Educação Infantil como construção da identidade profissional do docente, haja vista que a prática músico-educativa é um elemento a ser estudado de modo a instrumentalizar o docente não especializado na área de música, assim como é necessário a aproximação do saber a respeito da linguagem musical entrelaçado ao pedagógico para o desenvolvimento de habilidades das crianças pequenas. As instituições de educação Infantil são um espaço distinto e de garantia na formação de seus docentes, pois é um ambiente onde o conhecimento pode ser produzido e compartilhado, resultando em uma ação formativa contínua e integrada à prática educativa. Portanto o processo de construção do conhecimento da linguagem musical para o docente, e em especial para criança da educação infantil difundida no ambiente escolar, propicia o desenvolvimento de sua cultura musical, a expansão da criatividade artística, e da autoexpressão para sua formação musical. Daí, como problema de pesquisa tivemos o seguinte questionamento: Como ocorre a formação docente nos espaços educativos infantis no âmbito da linguagem musical para as práticas músico-educativas com as crianças pequenas? E para tanto, nos utilizamos da Pesquisa de Intervenção, com abordagem qualitativa, com a participação da pesquisadora em uma instituição da rede pública de São Luís/MA, tendo como participantes três docentes, cuja coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas com as docentes, realização de formações teórico-práticas musicais, objetivando resultados nas ações formativas a fim de colaborar com o desenvolvimento de habilidades tanto das docentes quanto das crianças pequenas, e para finalizar utilizamos o quadro de respostas para as discussões dos dados com embasamento teórico legitimando o percurso de nossa pesquisa, onde pudemos perceber aprendizagens significativas em se tratando do uso de elementos musicais como o ritmo, duração, intensidade entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14463_TB5081_23052024130650.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA REGINA DOS SANTOS CASTRO" "autor_nome_curto" => "KATIA CASTRO" "autor_email" => "katia.castro4@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112444 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5081 "inscrito_id" => 14463 "titulo" => "CONHECENDO AS PRÁTICAS MÚSICO-EDUCATIVAS & A FORMAÇÃO DOCENTE PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A formação continuada, é de suma importância nos espaços da Educação Infantil como construção da identidade profissional do docente, haja vista que a prática músico-educativa é um elemento a ser estudado de modo a instrumentalizar o docente não especializado na área de música, assim como é necessário a aproximação do saber a respeito da linguagem musical entrelaçado ao pedagógico para o desenvolvimento de habilidades das crianças pequenas. As instituições de educação Infantil são um espaço distinto e de garantia na formação de seus docentes, pois é um ambiente onde o conhecimento pode ser produzido e compartilhado, resultando em uma ação formativa contínua e integrada à prática educativa. Portanto o processo de construção do conhecimento da linguagem musical para o docente, e em especial para criança da educação infantil difundida no ambiente escolar, propicia o desenvolvimento de sua cultura musical, a expansão da criatividade artística, e da autoexpressão para sua formação musical. Daí, como problema de pesquisa tivemos o seguinte questionamento: Como ocorre a formação docente nos espaços educativos infantis no âmbito da linguagem musical para as práticas músico-educativas com as crianças pequenas? E para tanto, nos utilizamos da Pesquisa de Intervenção, com abordagem qualitativa, com a participação da pesquisadora em uma instituição da rede pública de São Luís/MA, tendo como participantes três docentes, cuja coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas com as docentes, realização de formações teórico-práticas musicais, objetivando resultados nas ações formativas a fim de colaborar com o desenvolvimento de habilidades tanto das docentes quanto das crianças pequenas, e para finalizar utilizamos o quadro de respostas para as discussões dos dados com embasamento teórico legitimando o percurso de nossa pesquisa, onde pudemos perceber aprendizagens significativas em se tratando do uso de elementos musicais como o ritmo, duração, intensidade entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14463_TB5081_23052024130650.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA REGINA DOS SANTOS CASTRO" "autor_nome_curto" => "KATIA CASTRO" "autor_email" => "katia.castro4@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }