NAVEGANDO COM O MAPA DAS EMOÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111813 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4190 "inscrito_id" => 10592 "titulo" => "NAVEGANDO COM O MAPA DAS EMOÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A prevalência de demandas psicológicas e emocionais nas escolas tem despertado uma preocupação crescente refletida em recentes mudanças legislativas, como a Lei 13.935/19, que estabelece a formação de equipes multidisciplinares que incluem serviços de psicologia na rede pública de educação básica, objetivando aprimorar a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem. Pensando nas necessidades dos discentes, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já reconhece a importância das habilidades sociais e emocionais na educação, mas observa-se hoje uma lacuna significativa na implementação efetiva de programas escolares voltados para esse domínio. Este estudo apresenta uma experiência de ensino de habilidades socioemocionais conduzida junto a 40 alunos dos sextos anos de uma escola municipal em Fortaleza durante um estágio de Psicologia. A atividade, denominada "Mapa das Emoções", fundamenta-se na metodologia de Experiência da Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein, na teoria de esquemas emocionais de Leahy e na concepção de Inteligência Emocional de Goleman. Seu propósito foi construir um espaço de identificação, expressão e validação das emoções das crianças, através da mediação do estagiário e professores, reconhecendo esses elementos como cruciais para fortalecer as habilidades socioemocionais. Os resultados qualitativos obtidos durante a socialização em contexto escolar e a análise subsequente dos mapas emocionais produzidos revelaram o interesse e a necessidade das crianças sobre o tema, assim como a percepção da escassez de espaços similares, tanto na escola quanto em casa. Esta intervenção enfatizou a relevância de integrar profissionais de Psicologia no ensino das emoções no contexto escolar não apenas para promover o bem-estar emocional dos alunos, mas também para fortalecer suas habilidades socioemocionais. Recomenda-se a continuidade e aprimoramento de projetos de educação emocional, incluindo estudos sobre sua implementação, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral das crianças e para a promoção de uma convivência escolar mais saudável e inclusiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10592_TB4190_27102024234059.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIO GABRIEL ALVES DO AMARAL" "autor_nome_curto" => "FLÁVIO AMARAL" "autor_email" => "flavioamaral.psi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111813 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4190 "inscrito_id" => 10592 "titulo" => "NAVEGANDO COM O MAPA DAS EMOÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A prevalência de demandas psicológicas e emocionais nas escolas tem despertado uma preocupação crescente refletida em recentes mudanças legislativas, como a Lei 13.935/19, que estabelece a formação de equipes multidisciplinares que incluem serviços de psicologia na rede pública de educação básica, objetivando aprimorar a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem. Pensando nas necessidades dos discentes, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já reconhece a importância das habilidades sociais e emocionais na educação, mas observa-se hoje uma lacuna significativa na implementação efetiva de programas escolares voltados para esse domínio. Este estudo apresenta uma experiência de ensino de habilidades socioemocionais conduzida junto a 40 alunos dos sextos anos de uma escola municipal em Fortaleza durante um estágio de Psicologia. A atividade, denominada "Mapa das Emoções", fundamenta-se na metodologia de Experiência da Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein, na teoria de esquemas emocionais de Leahy e na concepção de Inteligência Emocional de Goleman. Seu propósito foi construir um espaço de identificação, expressão e validação das emoções das crianças, através da mediação do estagiário e professores, reconhecendo esses elementos como cruciais para fortalecer as habilidades socioemocionais. Os resultados qualitativos obtidos durante a socialização em contexto escolar e a análise subsequente dos mapas emocionais produzidos revelaram o interesse e a necessidade das crianças sobre o tema, assim como a percepção da escassez de espaços similares, tanto na escola quanto em casa. Esta intervenção enfatizou a relevância de integrar profissionais de Psicologia no ensino das emoções no contexto escolar não apenas para promover o bem-estar emocional dos alunos, mas também para fortalecer suas habilidades socioemocionais. Recomenda-se a continuidade e aprimoramento de projetos de educação emocional, incluindo estudos sobre sua implementação, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral das crianças e para a promoção de uma convivência escolar mais saudável e inclusiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10592_TB4190_27102024234059.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIO GABRIEL ALVES DO AMARAL" "autor_nome_curto" => "FLÁVIO AMARAL" "autor_email" => "flavioamaral.psi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }