Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA INTERDISCIPLINARIDADE PARA O ESTUDO DE GEOMETRIA MOLECULAR

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111132
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3177
    "inscrito_id" => 11644
    "titulo" => "O USO DA INTERDISCIPLINARIDADE PARA O ESTUDO DE GEOMETRIA MOLECULAR"
    "resumo" => "A interdisciplinaridade permite aos estudantes através de uma conexão de várias áreas do conhecimento compreendam melhor assuntos muitas vezes complexos ou de difícil assimilação. Neste trabalho apresentamos como a união da Computação e da Química permite que alunos além do conhecimento, sintam prazer e empolgação em estudar. O projeto aqui apresentado foi elaborado por uma equipe interdisciplinar, composta por três professores que trocaram ideias sobre como fazer à interdisciplinaridade e unir conhecimentos técnicos computacionais à prática e o entendimento da Química, no caso Geometria Molecular. As aulas possuem algumas características diferentes como três professores simultaneamente na sala de aula, misturar as disciplinas em todos os encontros ou deixar claro o porquê do assunto no contexto geral do projeto, trazer o aluno para o protagonismo da disciplina permitindo que o mesmo escreva um projeto de aplicação e execute o mesmo. Aos professores além da carga de conteúdo inicial cabe gerenciar os projetos propostos pelos alunos, além de supervisionar, tirar dúvidas e avaliar qualitativamente os projetos. As intervenções são pontuais sempre buscando nortear os projetos, sempre deixando os estudantes caminhar e desenvolver suas competências. Os projetos são desenvolvidos usando tecnologias como Realidade Aumentada RA e também usando o Laboratório Maker imprimindo os modelos 3D, à pesquisa da molécula à explicação da sua composição e porque dos ângulos fica por conta de cada grupo o uso de multimídias é bastante amplo e outras tecnologias também são abordadas os estudantes têm liberdade para incrementar o projeto desde que apresentem aos professores estes permitam afim de não deixar projetos não executáveis ou projetos sem fundamentação sejam começados. Os alunos apresentam os projetos e seus resultados e conclusões e a junta de professores avaliam de forma justa levando em conta requisitos mínimos, esforço e resultados"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11644_TB3177_27102024205326.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KENEDY LOPES NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Kenedy L. N."
    "autor_email" => "kenedy@iftm.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111132
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3177
    "inscrito_id" => 11644
    "titulo" => "O USO DA INTERDISCIPLINARIDADE PARA O ESTUDO DE GEOMETRIA MOLECULAR"
    "resumo" => "A interdisciplinaridade permite aos estudantes através de uma conexão de várias áreas do conhecimento compreendam melhor assuntos muitas vezes complexos ou de difícil assimilação. Neste trabalho apresentamos como a união da Computação e da Química permite que alunos além do conhecimento, sintam prazer e empolgação em estudar. O projeto aqui apresentado foi elaborado por uma equipe interdisciplinar, composta por três professores que trocaram ideias sobre como fazer à interdisciplinaridade e unir conhecimentos técnicos computacionais à prática e o entendimento da Química, no caso Geometria Molecular. As aulas possuem algumas características diferentes como três professores simultaneamente na sala de aula, misturar as disciplinas em todos os encontros ou deixar claro o porquê do assunto no contexto geral do projeto, trazer o aluno para o protagonismo da disciplina permitindo que o mesmo escreva um projeto de aplicação e execute o mesmo. Aos professores além da carga de conteúdo inicial cabe gerenciar os projetos propostos pelos alunos, além de supervisionar, tirar dúvidas e avaliar qualitativamente os projetos. As intervenções são pontuais sempre buscando nortear os projetos, sempre deixando os estudantes caminhar e desenvolver suas competências. Os projetos são desenvolvidos usando tecnologias como Realidade Aumentada RA e também usando o Laboratório Maker imprimindo os modelos 3D, à pesquisa da molécula à explicação da sua composição e porque dos ângulos fica por conta de cada grupo o uso de multimídias é bastante amplo e outras tecnologias também são abordadas os estudantes têm liberdade para incrementar o projeto desde que apresentem aos professores estes permitam afim de não deixar projetos não executáveis ou projetos sem fundamentação sejam começados. Os alunos apresentam os projetos e seus resultados e conclusões e a junta de professores avaliam de forma justa levando em conta requisitos mínimos, esforço e resultados"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11644_TB3177_27102024205326.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KENEDY LOPES NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Kenedy L. N."
    "autor_email" => "kenedy@iftm.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A interdisciplinaridade permite aos estudantes através de uma conexão de várias áreas do conhecimento compreendam melhor assuntos muitas vezes complexos ou de difícil assimilação. Neste trabalho apresentamos como a união da Computação e da Química permite que alunos além do conhecimento, sintam prazer e empolgação em estudar. O projeto aqui apresentado foi elaborado por uma equipe interdisciplinar, composta por três professores que trocaram ideias sobre como fazer à interdisciplinaridade e unir conhecimentos técnicos computacionais à prática e o entendimento da Química, no caso Geometria Molecular. As aulas possuem algumas características diferentes como três professores simultaneamente na sala de aula, misturar as disciplinas em todos os encontros ou deixar claro o porquê do assunto no contexto geral do projeto, trazer o aluno para o protagonismo da disciplina permitindo que o mesmo escreva um projeto de aplicação e execute o mesmo. Aos professores além da carga de conteúdo inicial cabe gerenciar os projetos propostos pelos alunos, além de supervisionar, tirar dúvidas e avaliar qualitativamente os projetos. As intervenções são pontuais sempre buscando nortear os projetos, sempre deixando os estudantes caminhar e desenvolver suas competências. Os projetos são desenvolvidos usando tecnologias como Realidade Aumentada RA e também usando o Laboratório Maker imprimindo os modelos 3D, à pesquisa da molécula à explicação da sua composição e porque dos ângulos fica por conta de cada grupo o uso de multimídias é bastante amplo e outras tecnologias também são abordadas os estudantes têm liberdade para incrementar o projeto desde que apresentem aos professores estes permitam afim de não deixar projetos não executáveis ou projetos sem fundamentação sejam começados. Os alunos apresentam os projetos e seus resultados e conclusões e a junta de professores avaliam de forma justa levando em conta requisitos mínimos, esforço e resultados

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.