As competências socioemocionais caracterizam-se como capacidades individuais que estão intrinsecamente ligadas à aprendizagem. Assim, contemplar essas competências nas práticas docentes torna-se fundamental para a elevação do desempenho acadêmico dos estudantes. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar a relação entre a Resiliência Emocional e o desempenho acadêmico dos estudantes da primeira série do ensino médio em tempo integral da EEMTI Menezes Pimentel. Como aporte teórico, recorremos aos postulados defendidos por Goleman (2005), Susan David (2018), às ideias desenvolvidas pelo Instituto Airton Senna (2020), aos resultados da pesquisa sobre competências socioemocionaos realizada pela OCDE, (2022), dentre outros. Como percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualiquantitativa, de natureza básica com aplicação de questionários a oito estudantes, sendo quatro homens e quatro mulheres com alto e baixo desempenhos acadêmicos. Como resultados, verificou-se que o desenvolvimento das competências socioemocionais está diretamente relacionado ao desempenho acadêmico dos estudantes e que os meninos tendem a possuir um desenvolvimento socioemocional superior ao das meninas. Como conclusão, defendemos o fortalecimento de práticas docentes que contemplem o trabalho com as competências socioemocionais de forma sistematizada durante as três séries do Ensino Médio, o que pode ser feito através do fortalecimento das ações desenvolvidas no âmbito do Projeto Diretor de Turma, com formação continuada para todos os professores da escola a fim de que esses contemplem em suas práticas o trabalho com as competências socioemocionais.