Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DIALÓGICAS E TRABALHO COLABORATIVO NA ORIENTAÇÃO DE MESTRADO A DISTÂNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109958
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1533
    "inscrito_id" => 2289
    "titulo" => "PRÁTICAS DIALÓGICAS E TRABALHO COLABORATIVO NA ORIENTAÇÃO DE MESTRADO A DISTÂNCIA"
    "resumo" => "A formação de professores a distância é uma realidade na Educação Superior brasileira que está se desenvolvendo rapidamente e oferece potencial de ampliação do acesso à formação universitária no país, incluindo cursos de pós-graduação lato sensu. Embora o Ministério da Educação tenha aprovado o oferecimento de pós-graduações stricto sensu na modalidade a distância por meio da Portaria nº 90, de abril de 2019, editada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior , nenhum curso foi autorizado até a presente data. Foi nesse contexto que esta pesquisa se se inseriu, tendo por objetivo apresentar uma narrativa acerca de uma experiência da pesquisadora na orientação de mestrado a distância, ofertado por uma instituição norte americana, com reconhecimento no Brasil, a partir de parcerias estabelecidas com instituições de ensino superior do território nacional. Tendo como objetivo investigar a presença de práticas dialógicas e trabalho colaborativo na orientação do trabalho final de conclusão de grupos de mestrandos. Para o desenvolvimento desta pesquisa narrativa foi dado um enfoque qualitativo, com base em estudo bibliográfico e análise documental, além da narrativa a partir da experiência da pesquisadora. O cenário foi composto por um curso de Mestrado em Educação, na modalidade a distância, na linha de pesquisa Tecnologias Emergentes em Educação, ofertado por uma instituição de ensino privada, estabelecida nos Estados Unidos. O material empírico coletado foi analisado a partir dos referenciais teóricos da educação a distância, da formação de professores e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação. Empreendida a análise de prosa, constatou-se a existência de práticas dialógicas e trabalho colaborativo nas práticas de orientação realizadas pela pesquisadora, oportunizadas pela liberdade existente na realidade da instituição de ensino e respeito às escolhas dos professores orientadores, tratando-se de condições de trabalho fortalecedoras do trabalho docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID2289_TB1533_26062024204347.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARISA GARBELLINI SENSATO"
    "autor_nome_curto" => "MARISA"
    "autor_email" => "marisasensato@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109958
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1533
    "inscrito_id" => 2289
    "titulo" => "PRÁTICAS DIALÓGICAS E TRABALHO COLABORATIVO NA ORIENTAÇÃO DE MESTRADO A DISTÂNCIA"
    "resumo" => "A formação de professores a distância é uma realidade na Educação Superior brasileira que está se desenvolvendo rapidamente e oferece potencial de ampliação do acesso à formação universitária no país, incluindo cursos de pós-graduação lato sensu. Embora o Ministério da Educação tenha aprovado o oferecimento de pós-graduações stricto sensu na modalidade a distância por meio da Portaria nº 90, de abril de 2019, editada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior , nenhum curso foi autorizado até a presente data. Foi nesse contexto que esta pesquisa se se inseriu, tendo por objetivo apresentar uma narrativa acerca de uma experiência da pesquisadora na orientação de mestrado a distância, ofertado por uma instituição norte americana, com reconhecimento no Brasil, a partir de parcerias estabelecidas com instituições de ensino superior do território nacional. Tendo como objetivo investigar a presença de práticas dialógicas e trabalho colaborativo na orientação do trabalho final de conclusão de grupos de mestrandos. Para o desenvolvimento desta pesquisa narrativa foi dado um enfoque qualitativo, com base em estudo bibliográfico e análise documental, além da narrativa a partir da experiência da pesquisadora. O cenário foi composto por um curso de Mestrado em Educação, na modalidade a distância, na linha de pesquisa Tecnologias Emergentes em Educação, ofertado por uma instituição de ensino privada, estabelecida nos Estados Unidos. O material empírico coletado foi analisado a partir dos referenciais teóricos da educação a distância, da formação de professores e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação. Empreendida a análise de prosa, constatou-se a existência de práticas dialógicas e trabalho colaborativo nas práticas de orientação realizadas pela pesquisadora, oportunizadas pela liberdade existente na realidade da instituição de ensino e respeito às escolhas dos professores orientadores, tratando-se de condições de trabalho fortalecedoras do trabalho docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID2289_TB1533_26062024204347.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARISA GARBELLINI SENSATO"
    "autor_nome_curto" => "MARISA"
    "autor_email" => "marisasensato@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A formação de professores a distância é uma realidade na Educação Superior brasileira que está se desenvolvendo rapidamente e oferece potencial de ampliação do acesso à formação universitária no país, incluindo cursos de pós-graduação lato sensu. Embora o Ministério da Educação tenha aprovado o oferecimento de pós-graduações stricto sensu na modalidade a distância por meio da Portaria nº 90, de abril de 2019, editada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior , nenhum curso foi autorizado até a presente data. Foi nesse contexto que esta pesquisa se se inseriu, tendo por objetivo apresentar uma narrativa acerca de uma experiência da pesquisadora na orientação de mestrado a distância, ofertado por uma instituição norte americana, com reconhecimento no Brasil, a partir de parcerias estabelecidas com instituições de ensino superior do território nacional. Tendo como objetivo investigar a presença de práticas dialógicas e trabalho colaborativo na orientação do trabalho final de conclusão de grupos de mestrandos. Para o desenvolvimento desta pesquisa narrativa foi dado um enfoque qualitativo, com base em estudo bibliográfico e análise documental, além da narrativa a partir da experiência da pesquisadora. O cenário foi composto por um curso de Mestrado em Educação, na modalidade a distância, na linha de pesquisa Tecnologias Emergentes em Educação, ofertado por uma instituição de ensino privada, estabelecida nos Estados Unidos. O material empírico coletado foi analisado a partir dos referenciais teóricos da educação a distância, da formação de professores e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação. Empreendida a análise de prosa, constatou-se a existência de práticas dialógicas e trabalho colaborativo nas práticas de orientação realizadas pela pesquisadora, oportunizadas pela liberdade existente na realidade da instituição de ensino e respeito às escolhas dos professores orientadores, tratando-se de condições de trabalho fortalecedoras do trabalho docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.