A iniciação científica (IC) é um programa de pesquisa oferecida por muitas instituições de ensino, tanto pública quanto privada, sob coordenação de um docente pesquisador, com o objetivo de promover aos acadêmicos o aprofundamento de seus conhecimentos em uma determinada área do seu curso, possibilitando o acesso e a integração à cultura científica. O presente trabalho discorre sobre a importância da aplicação da iniciação científica no curso de Farmácia em instituições de ensino privado na cidade de Imperatriz-MA. Para tanto, analisam-se as contribuições da pesquisa acadêmica para a formação crítica e reflexiva de estudantes do ensino superior. Propõe-se, neste estudo, tecer uma análise acerca da visão de acadêmicos e professores sobre o desenvolvimento científico nas instituições particulares do Município. Sob esta perspectiva, a aplicação de um questionário fez-se necessária, a fim de compreender tanto o desenvolvimento de pesquisa no curso de Farmácia quanto o entendimento desses indivíduos acerca da importância da iniciação científica para a formação crítica e profissional. Foi elaborado um questionário com questões fechadas e abertas para captação de dados quantitativos e qualitativos. As perguntas abordaram a percepção da importância da iniciação científica, a frequência e o tipo de pesquisa ofertada sobretudo no curso de Farmácia. Em termos conceituais, esses estudos contribuem na construção empírica desta investigação e na compreensão das informações apontadas. A leitura dos dados sinaliza que os acadêmicos entrevistados entendem a necessidade da iniciação científica para o desenvolvimento da sua própria intelectualidade crítico-reflexivo e profissional. Os entrevistados também apontaram que a ausência de iniciativas em pesquisa nas instituições de ensino privado desvaloriza a formação científica-tecnológica dos acadêmicos na relação saber-fazer como forma de construção de conhecimento teórico e metodológico.