Com o intuito de facilitar as atividades diárias dos docentes em ambiente escolar, os quais se deparam com diversas exigências que demandam uma abordagem minuciosa a fim de garantir a efetiva assimilação do conteúdo por parte dos alunos, é essencial ampliar a abordagem da aula de forma multidisciplinar para promover uma formação científica dos alunos, incentivando pensamentos críticos e reflexivos. O material pedagógico é um recurso essencial que ocupa um espaço fundamental no processo de ensino-aprendizagem, já que funciona como um fio condutor para as interações e, ao mesmo tempo, como uma ferramenta potencializadora da relação entre professores e estudantes. Tendo em vista a potência dessa ferramenta, desenvolvemos uma atividade pedagógica utilizando conceitos astronômicos como incentivador para o aprendizado de fenômenos do cotidiano dos alunos, tais como a alternância entre dia e noite e as estações do ano, entre outros. Para abordar esses conceitos, inicialmente conduzimos uma abordagem oral apoiada por imagens e simulações. Em seguida, apresentamos aos alunos o material pedagógico desenvolvido onde puderam interagir e reproduzir os fenômenos estudados, facilitando a compreensão das suas implicações. Para finalizar realizamos um jogo de perguntas e respostas a fim de avaliar a assimilação dos conteúdos abordados. O trabalho foi desenvolvido em turmas do 3° ano do Ensino Fundamental, visto que esses conceitos são previstos de serem abordados nos anos iniciais, dentro do currículo de ciências, segundo a BNCC. As turmas envolvidas na atividade demonstraram receptividade e engajamento. As diferentes formas de abordagem proporcionaram uma maior interação e dinamização da aula, promovendo um melhor entendimento dos conceitos abordados independente das necessidades educacionais específicas.