NARRATIVAS DE EQUIDADE: FORTALECENDO VOZES FEMININAS COM RPG
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113932 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7212 "inscrito_id" => 17910 "titulo" => "NARRATIVAS DE EQUIDADE: FORTALECENDO VOZES FEMININAS COM RPG" "resumo" => "O projeto investigou o uso do Role-Playing Game (RPG) como ferramenta pedagógica para promover a equidade de gênero entre estudantes das 1ª e 2ª séries do ensino médio. Este estudo justificou-se pela necessidade de abordar a desigualdade de gênero no ambiente escolar, proporcionando um espaço de empoderamento e expressão para as alunas. Utilizando o RPG, buscou-se desenvolver habilidades de comunicação, criatividade e pensamento crítico, enquanto se discutiam temas relacionados à equidade de gênero. O projeto teve como objetivo principal promover a equidade de gênero e fortalecer as vozes femininas, além de elaborar e experimentar um jogo de RPG que abordasse essas questões. A fundamentação teórica baseou-se em autores brasileiros e pesquisas recentes sobre educação e gênero, o uso do RPG na educação e o empoderamento feminino. A metodologia adotada foi qualitativa, com a realização de 5 sessões de RPG ao longo de 5 semanas, envolvendo estudantes de uma escola de ensino médio. Os dados foram coletados por meio de questionários de percepção e observação participante, e analisados qualitativamente. Esperou-se que o projeto contribuísse para a promoção de um ambiente educacional mais inclusivo e igualitário, possibilitando às alunas explorar e expressar suas narrativas em um espaço seguro. As limitações incluíram a necessidade de tempo prolongado e possível resistência inicial dos participantes. Este estudo pode servir de base para futuras pesquisas sobre o uso de RPG em contextos educacionais variados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17910_TB7212_10062024214515.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MELRI CONCEIÇÃO DA SILVA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "MELRI VIEIRA" "autor_email" => "melsorella@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113932 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7212 "inscrito_id" => 17910 "titulo" => "NARRATIVAS DE EQUIDADE: FORTALECENDO VOZES FEMININAS COM RPG" "resumo" => "O projeto investigou o uso do Role-Playing Game (RPG) como ferramenta pedagógica para promover a equidade de gênero entre estudantes das 1ª e 2ª séries do ensino médio. Este estudo justificou-se pela necessidade de abordar a desigualdade de gênero no ambiente escolar, proporcionando um espaço de empoderamento e expressão para as alunas. Utilizando o RPG, buscou-se desenvolver habilidades de comunicação, criatividade e pensamento crítico, enquanto se discutiam temas relacionados à equidade de gênero. O projeto teve como objetivo principal promover a equidade de gênero e fortalecer as vozes femininas, além de elaborar e experimentar um jogo de RPG que abordasse essas questões. A fundamentação teórica baseou-se em autores brasileiros e pesquisas recentes sobre educação e gênero, o uso do RPG na educação e o empoderamento feminino. A metodologia adotada foi qualitativa, com a realização de 5 sessões de RPG ao longo de 5 semanas, envolvendo estudantes de uma escola de ensino médio. Os dados foram coletados por meio de questionários de percepção e observação participante, e analisados qualitativamente. Esperou-se que o projeto contribuísse para a promoção de um ambiente educacional mais inclusivo e igualitário, possibilitando às alunas explorar e expressar suas narrativas em um espaço seguro. As limitações incluíram a necessidade de tempo prolongado e possível resistência inicial dos participantes. Este estudo pode servir de base para futuras pesquisas sobre o uso de RPG em contextos educacionais variados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17910_TB7212_10062024214515.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MELRI CONCEIÇÃO DA SILVA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "MELRI VIEIRA" "autor_email" => "melsorella@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }