A relação entre Matemática e Língua Portuguesa vai muito além de meras disciplinas escolares separadas. Embora muitas vezes possam parecer distintas, essas duas áreas do conhecimento estão intrinsecamente ligadas em diversos aspectos, destacando-se a importância da interpretação textual na resolução de problemas matemáticos. Este trabalho tem por objetivo mostrar que a interpretação textual é fundamental para traduzir problemas matemáticos de sua forma escrita para uma linguagem matemática precisa, possibilitando discernir quais informações são relevantes e quais podem ser descartadas. Neste sentido, o trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica em textos que versam sobre a interação e a importância da leitura e interpretação de textos na compreensão e resolução de problemas de matemática. O arcabouço teórico apresenta autores como Lorensatti (2009), Polya (1995), Smole e Diniz (2001), Rock e Sabião (2018), Bacelar (2021), entre outros. Diante do que foi analisado nos textos de referência observa-se que a interpretação textual desempenha um papel crucial na resolução de problemas matemáticos, conectando as habilidades obtidas no estudo da Língua Portuguesa com os desafios apresentados pela Matemática. Além disso, ao integrar essas duas disciplinas, os alunos podem desenvolver uma compreensão mais profunda e abrangente do processo de resolução de problemas matemáticos, preparando-os para enfrentar desafios complexos com confiança e habilidade.