A gestão democrática de fato vislumbra a participação de toda comunidade escolar na tomada de decisões no campo da escola, buscando torná-la mais igualitária e participativa. Nesse processo, os docentes são peças imprescindíveis para o fazer acontecer em sala de aula criando condições, oferecendo recursos e vivenciando estratégias para a melhoria da qualidade da educação e consequentemente do ensino. Assim, o presente artigo justifica-se pela necessidade de reflexão sobre a formação de escola mais justa, democrática, inclusiva e qual o papel do docente neste cenário. Desse modo, o objetivo do presente texto consiste em analisar o conceito de “formação e praxis” como fundamento de legitimação de uma gestão democrática discutindo sobre a participação e relação do professor com a gestão escolar que pode influenciar diretamente nos resultados de aprendizagem. Para alcançar tal objetivo, iremos estabelecer um diálogo Paulo Freire, José Carlos Libâneo e Jorge Larrosa. O trabalho se desenvolve como projeto de pesquisa, envolvendo docentes e discentes participantes do Curso de Especialização em Ciências Humanas e Saberes Contemporâneos para a Educação do IFRN, Campus Parelhas. Os resultados apontam e dão destaque a eficácia de colaboração entre todos os atores que complementam e formam o âmbito escolar sendo estes agentes de mudança que mediam e fazem partem da gestão como educadores com perspectiva contemporânea e práticas inovadoras que viabilizam a aprendizagem significativa.