AS GÍRIAS USADAS NA FALA DE ESTUDANTES DE DUAS ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO NO MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇU (PA)
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113104 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6021 "inscrito_id" => 15262 "titulo" => "AS GÍRIAS USADAS NA FALA DE ESTUDANTES DE DUAS ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO NO MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇU (PA)" "resumo" => "Diante da diversidade de vocábulos existentes na língua portuguesa, percebe-se que os jovens, na sua criatividade e na grande necessidade de se comunicarem, criam e recriam seus vocabulários frequentemente. Neste sentido, esta pesquisa visa saber se o uso das gírias sofrem variação na fala de adolescentes se consideramos os fatores sociais: sexo e procedência (zona urbana e zona rural) utilizadas por estudantes de duas escolas do ensino básico, ambas referem-se aos alunos da 1° série, uma é a Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Brasil localizada na zona urbana e a outra é a Escola Estadual de Ensino Médio Ana Rosa Moraes Maciel localizada na zona rural no município de Tomé-Açu. A pesquisa tem como objetivo geral, verificar se o uso das gírias resulta em variações do tipo diafásica e diastrática. A discussão foi embasada teoricamente por estudiosos que abarcam estudos sobre a Sociolinguística, Variação Linguística, preconceito linguístico e as gírias, tais quais, Labov (2008, 2020), Bagno (2000), Bortoni-Ricardo (2004), Calvet (2002), Tarallo (2000), Alkmin (2001), Preti (2004), entre outros. Através desta pesquisa, buscou-se coletar as gírias mais usadas por tais estudantes da primeira série do ensino médio de duas escolas públicas, por meio de um questionário composto de 15 perguntas, o qual foi respondido por 40 alunos. O trabalho é de abordagem qualiquantitativa. Por meio da análise das respostas dos questionários foi conhecido o vocabulário utilizado pelo público alvo. A partir disso, evidenciou-se que as gírias usadas em sala de aula pelos alunos em relação ao sexo e a procedência apresentaram variação. Já as gírias usadas na escola por homens e mulheres da zona urbana apresentou variação ao contrário da zona rural analisado nesse fator." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15262_TB6021_28102024212431.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA MONTEIRO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Amanda" "autor_email" => "amanda.rodrigues.151@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113104 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6021 "inscrito_id" => 15262 "titulo" => "AS GÍRIAS USADAS NA FALA DE ESTUDANTES DE DUAS ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO NO MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇU (PA)" "resumo" => "Diante da diversidade de vocábulos existentes na língua portuguesa, percebe-se que os jovens, na sua criatividade e na grande necessidade de se comunicarem, criam e recriam seus vocabulários frequentemente. Neste sentido, esta pesquisa visa saber se o uso das gírias sofrem variação na fala de adolescentes se consideramos os fatores sociais: sexo e procedência (zona urbana e zona rural) utilizadas por estudantes de duas escolas do ensino básico, ambas referem-se aos alunos da 1° série, uma é a Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Brasil localizada na zona urbana e a outra é a Escola Estadual de Ensino Médio Ana Rosa Moraes Maciel localizada na zona rural no município de Tomé-Açu. A pesquisa tem como objetivo geral, verificar se o uso das gírias resulta em variações do tipo diafásica e diastrática. A discussão foi embasada teoricamente por estudiosos que abarcam estudos sobre a Sociolinguística, Variação Linguística, preconceito linguístico e as gírias, tais quais, Labov (2008, 2020), Bagno (2000), Bortoni-Ricardo (2004), Calvet (2002), Tarallo (2000), Alkmin (2001), Preti (2004), entre outros. Através desta pesquisa, buscou-se coletar as gírias mais usadas por tais estudantes da primeira série do ensino médio de duas escolas públicas, por meio de um questionário composto de 15 perguntas, o qual foi respondido por 40 alunos. O trabalho é de abordagem qualiquantitativa. Por meio da análise das respostas dos questionários foi conhecido o vocabulário utilizado pelo público alvo. A partir disso, evidenciou-se que as gírias usadas em sala de aula pelos alunos em relação ao sexo e a procedência apresentaram variação. Já as gírias usadas na escola por homens e mulheres da zona urbana apresentou variação ao contrário da zona rural analisado nesse fator." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15262_TB6021_28102024212431.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA MONTEIRO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Amanda" "autor_email" => "amanda.rodrigues.151@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }