O ensino de Química apresenta desafios particulares devido à complexidade dos conceitos envolvidos e à necessidade de integração entre teoria e prática. Nesse contexto, é fundamental a busca por metodologias eficazes que promovam uma aprendizagem significativa, proporcionando uma experiência de aprendizagem mais adaptada e centrada em cada estudante. A presente pesquisa visa investigar a contribuição de uma lista de exercícios baseada na aprendizagem personalizada para o ensino de Química no 2º ano do Curso Técnico Integrado em Eletromecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia campus Vitória da Conquista. Ao analisar a eficácia desta proposta, espera-se contribuir para a melhoria do ensino de Química no contexto dos cursos técnicos integrados de eletromecânica, possibilitando a adoção de abordagens mais centradas no estudante. Além disso, pode abrir caminho para futuros estudos sobre estratégias de ensino inovadoras e seu impacto na formação acadêmica dos estudantes da educação básica. A metodologia adotada foi de cunho exploratório, qualitativo e análise documental, por meio de revisão bibliográfica, análise do Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado em Eletromecânica e registros das observações realizadas durante a aplicação da proposta. Dessa forma, a pesquisa indica que a aplicação da lista de exercícios personalizados propicia uma aprendizagem mais significativa, embora essa abordagem não seja contemplada com clareza no documento em questão, observa-se a contribuição para o processo de ensino e aprendizagem em Química.