A metáfora da Biblioteca de Alexandria nos convida a refletir sobre a preocupante desvalorização da pesquisa científica no Brasil, que se assemelha à destruição gradual de um patrimônio intelectual fundamental para o progresso da nação. A metáfora da Biblioteca de Alexandria provoca a necessidade de reflexão sobre a desvalorização da pesquisa científica no Brasil, similares pela destruição gradual de um patrimônio intelectual essencial para o progresso de uma nação. Concebida pela degradação das condições de trabalho do pesquisador, precarização salarial, cortes orçamentários ao setor, elitização do conhecimento, desigualdade, carência de incentivos e descaso com a ciência regional brasileira. Esse cenário impacta negativamente os aspectos sociais, econômicos e culturais do país, levando à estagnação de seu futuro pela falta de desenvolvimento e inovação. Além disso, agrava a dependência em relação a estudos e tecnologias desenvolvidos por outras nações, limitando a sua autonomia e competitividade global. Portanto, objetiva analisar o declínio do fomenta para o exercício do pensamento, a desvalorização da pesquisa científica e relação dessa problemática com o próprio sistema educacional brasileiro. A pesquisa é baseada na metodologia exploratória de caráter bibliográfico, de modo quanti-qualitativo para a coleta dos dados, aprimorando o detalhamento das argumentações e hipóteses formuladas. Mediante as investigações, foi possível estabelecer uma relação entre a ausência de uma formação crítica, ativa e com protagonismo dos estudantes nas instituições escolares e a desvalorização da educação pela sociedade, influenciada principalmente por questões políticas. Isso contribui para os problemas enfrentados na pesquisa científica, criando um ciclo que perpetua a falta de conhecimento e mantém a população desinformada. Ademais, também estimula a desistência ou a migração para outros países daqueles que desejam seguir carreiras acadêmicas, resultando na perda de talentos e de pesquisadores que possam contribuir para a melhoria do sistema educacional e o desenvolvimento de novas tecnologias e conhecimentos.