Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA EM CHAMAS: O DECLÍNIO DA PESQUISA CIENTÍFICA E A PRECARIZAÇÃO ACADÊMICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114465
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7974
    "inscrito_id" => 20229
    "titulo" => "A BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA EM CHAMAS: O DECLÍNIO DA PESQUISA CIENTÍFICA E A PRECARIZAÇÃO ACADÊMICA"
    "resumo" => "A metáfora da Biblioteca de Alexandria nos convida a refletir sobre a preocupante desvalorização da pesquisa científica no Brasil, que se assemelha à destruição gradual de um patrimônio intelectual fundamental para o progresso da nação. A metáfora da Biblioteca de Alexandria provoca a necessidade de reflexão sobre a desvalorização da pesquisa científica no Brasil, similares pela destruição gradual de um patrimônio intelectual essencial para o progresso de uma nação. Concebida pela degradação das condições de trabalho do pesquisador, precarização salarial, cortes orçamentários ao setor, elitização do conhecimento, desigualdade, carência de incentivos e descaso com a ciência regional brasileira. Esse cenário impacta negativamente os aspectos sociais, econômicos e culturais do país, levando à estagnação de seu futuro pela falta de desenvolvimento e inovação. Além disso, agrava a dependência em relação a estudos e tecnologias desenvolvidos por outras nações, limitando a sua autonomia e competitividade global. Portanto, objetiva analisar o declínio do fomenta para o exercício do pensamento, a desvalorização da pesquisa científica e relação dessa problemática com o próprio sistema educacional brasileiro. A pesquisa é baseada na metodologia exploratória de caráter bibliográfico, de modo quanti-qualitativo para a coleta dos dados, aprimorando o detalhamento das argumentações e hipóteses formuladas. Mediante as investigações, foi possível estabelecer uma relação entre a ausência de uma formação crítica, ativa e com protagonismo dos estudantes nas instituições escolares e a desvalorização da educação pela sociedade, influenciada principalmente por questões políticas. Isso contribui para os problemas enfrentados na pesquisa científica, criando um ciclo que perpetua a falta de conhecimento e mantém a população desinformada. Ademais, também estimula a desistência ou a migração para outros países daqueles que desejam seguir carreiras acadêmicas, resultando na perda de talentos e de pesquisadores que possam contribuir para a melhoria do sistema educacional e o desenvolvimento de novas tecnologias e conhecimentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID20229_TB7974_14082024233827.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMYLLA SOARES KOSWOSKI"
    "autor_nome_curto" => "CAMYLLA"
    "autor_email" => "camyllasoareskoswoski@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114465
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7974
    "inscrito_id" => 20229
    "titulo" => "A BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA EM CHAMAS: O DECLÍNIO DA PESQUISA CIENTÍFICA E A PRECARIZAÇÃO ACADÊMICA"
    "resumo" => "A metáfora da Biblioteca de Alexandria nos convida a refletir sobre a preocupante desvalorização da pesquisa científica no Brasil, que se assemelha à destruição gradual de um patrimônio intelectual fundamental para o progresso da nação. A metáfora da Biblioteca de Alexandria provoca a necessidade de reflexão sobre a desvalorização da pesquisa científica no Brasil, similares pela destruição gradual de um patrimônio intelectual essencial para o progresso de uma nação. Concebida pela degradação das condições de trabalho do pesquisador, precarização salarial, cortes orçamentários ao setor, elitização do conhecimento, desigualdade, carência de incentivos e descaso com a ciência regional brasileira. Esse cenário impacta negativamente os aspectos sociais, econômicos e culturais do país, levando à estagnação de seu futuro pela falta de desenvolvimento e inovação. Além disso, agrava a dependência em relação a estudos e tecnologias desenvolvidos por outras nações, limitando a sua autonomia e competitividade global. Portanto, objetiva analisar o declínio do fomenta para o exercício do pensamento, a desvalorização da pesquisa científica e relação dessa problemática com o próprio sistema educacional brasileiro. A pesquisa é baseada na metodologia exploratória de caráter bibliográfico, de modo quanti-qualitativo para a coleta dos dados, aprimorando o detalhamento das argumentações e hipóteses formuladas. Mediante as investigações, foi possível estabelecer uma relação entre a ausência de uma formação crítica, ativa e com protagonismo dos estudantes nas instituições escolares e a desvalorização da educação pela sociedade, influenciada principalmente por questões políticas. Isso contribui para os problemas enfrentados na pesquisa científica, criando um ciclo que perpetua a falta de conhecimento e mantém a população desinformada. Ademais, também estimula a desistência ou a migração para outros países daqueles que desejam seguir carreiras acadêmicas, resultando na perda de talentos e de pesquisadores que possam contribuir para a melhoria do sistema educacional e o desenvolvimento de novas tecnologias e conhecimentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID20229_TB7974_14082024233827.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMYLLA SOARES KOSWOSKI"
    "autor_nome_curto" => "CAMYLLA"
    "autor_email" => "camyllasoareskoswoski@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A metáfora da Biblioteca de Alexandria nos convida a refletir sobre a preocupante desvalorização da pesquisa científica no Brasil, que se assemelha à destruição gradual de um patrimônio intelectual fundamental para o progresso da nação. A metáfora da Biblioteca de Alexandria provoca a necessidade de reflexão sobre a desvalorização da pesquisa científica no Brasil, similares pela destruição gradual de um patrimônio intelectual essencial para o progresso de uma nação. Concebida pela degradação das condições de trabalho do pesquisador, precarização salarial, cortes orçamentários ao setor, elitização do conhecimento, desigualdade, carência de incentivos e descaso com a ciência regional brasileira. Esse cenário impacta negativamente os aspectos sociais, econômicos e culturais do país, levando à estagnação de seu futuro pela falta de desenvolvimento e inovação. Além disso, agrava a dependência em relação a estudos e tecnologias desenvolvidos por outras nações, limitando a sua autonomia e competitividade global. Portanto, objetiva analisar o declínio do fomenta para o exercício do pensamento, a desvalorização da pesquisa científica e relação dessa problemática com o próprio sistema educacional brasileiro. A pesquisa é baseada na metodologia exploratória de caráter bibliográfico, de modo quanti-qualitativo para a coleta dos dados, aprimorando o detalhamento das argumentações e hipóteses formuladas. Mediante as investigações, foi possível estabelecer uma relação entre a ausência de uma formação crítica, ativa e com protagonismo dos estudantes nas instituições escolares e a desvalorização da educação pela sociedade, influenciada principalmente por questões políticas. Isso contribui para os problemas enfrentados na pesquisa científica, criando um ciclo que perpetua a falta de conhecimento e mantém a população desinformada. Ademais, também estimula a desistência ou a migração para outros países daqueles que desejam seguir carreiras acadêmicas, resultando na perda de talentos e de pesquisadores que possam contribuir para a melhoria do sistema educacional e o desenvolvimento de novas tecnologias e conhecimentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.