DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA TUTORIA EM MICROBIOLOGIA GERAL COM UMA ALUNA SURDA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114305 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7738 "inscrito_id" => 19819 "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA TUTORIA EM MICROBIOLOGIA GERAL COM UMA ALUNA SURDA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A inclusão de alunos com deficiência nas salas de aula é uma realidade e os professores deveriam desempenhar um papel de importância na garantia de que esses alunos tenham acesso à educação de qualidade, como também reconhecer a diversidade nas formas de aprender. O saber é uma construção individual que resulta das interações do indivíduo com o mundo e com os outros. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um aluno em trabalhar com uma aluna surda, usuária da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), no desenvolvimento da tutoria disciplinar em Microbiologia Geral, durante a graduação em Ciências Biológicas. Para tanto, utilizamos como referencial teórico os conceitos de Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e de relação com o saber. O DUA emerge como uma abordagem que visa tornar a educação mais inclusiva e acessível a todos os alunos, independentemente de suas necessidades e habilidades. Realizamos a metodologia através de pesquisas bibliográficas, documentais e entrevistas. Nesse sentido, este trabalho vem justamente abordar sobre a experiência de um aluno de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas, mesmo a graduação não dando o suporte necessário para isso, por falta de uma base sólida no curso para esse tipo de ensino, ainda assim, é possível buscar e tentar fazer com que o ensino seja mais acessível e inclusivo. O trabalho também busca mostrar como foi o processo de criação de aulas, atividades, experiências visuais e exercícios, quais foram as inspirações, as dificuldades encontradas, a percepção de como uma graduação onde há uma deficiência no ensino de uma docência acessível, mas que mesmo assim o desafio foi superado e que permitiu o acesso ao processo de aprendizagem a pessoas com deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19819_TB7738_26102024200205.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHEL PRATINI DE CARVALHO ALVES" "autor_nome_curto" => "Michel Pratini" "autor_email" => "mpratini@outlook.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114305 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7738 "inscrito_id" => 19819 "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA TUTORIA EM MICROBIOLOGIA GERAL COM UMA ALUNA SURDA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A inclusão de alunos com deficiência nas salas de aula é uma realidade e os professores deveriam desempenhar um papel de importância na garantia de que esses alunos tenham acesso à educação de qualidade, como também reconhecer a diversidade nas formas de aprender. O saber é uma construção individual que resulta das interações do indivíduo com o mundo e com os outros. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um aluno em trabalhar com uma aluna surda, usuária da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), no desenvolvimento da tutoria disciplinar em Microbiologia Geral, durante a graduação em Ciências Biológicas. Para tanto, utilizamos como referencial teórico os conceitos de Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e de relação com o saber. O DUA emerge como uma abordagem que visa tornar a educação mais inclusiva e acessível a todos os alunos, independentemente de suas necessidades e habilidades. Realizamos a metodologia através de pesquisas bibliográficas, documentais e entrevistas. Nesse sentido, este trabalho vem justamente abordar sobre a experiência de um aluno de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas, mesmo a graduação não dando o suporte necessário para isso, por falta de uma base sólida no curso para esse tipo de ensino, ainda assim, é possível buscar e tentar fazer com que o ensino seja mais acessível e inclusivo. O trabalho também busca mostrar como foi o processo de criação de aulas, atividades, experiências visuais e exercícios, quais foram as inspirações, as dificuldades encontradas, a percepção de como uma graduação onde há uma deficiência no ensino de uma docência acessível, mas que mesmo assim o desafio foi superado e que permitiu o acesso ao processo de aprendizagem a pessoas com deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19819_TB7738_26102024200205.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHEL PRATINI DE CARVALHO ALVES" "autor_nome_curto" => "Michel Pratini" "autor_email" => "mpratini@outlook.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }