Este resumo é fruto de uma pesquisa teórica, realizada com o objetivo de refletir acerca do desenvolvimento das relações entre família e escola no contexto educacional, tendo em vista os amplos debates realizados na contemporaneidade acerca da importância e do impacto dessa relação na formação profissional e cidadã dos discentes. A escolha do tema é profundamente significativa, pois reflete uma questão fundamental, para pensarmos acerca de que tipo de relações estão sendo estabelecidas entre a escola e as famílias das crianças e jovens por ela atendidos. Em relação a metodologia, essa pesquisa se caracteriza como sendo de revisão de literatura/ pesquisa bibliográfica, em que foi feito um levantamento de autores e obras correspondentes a temática em questão, realizadas leituras panorâmicas das obras e em seguida a análise das mesmas. O referencial teórico divide-se em: 3.1 Educação ao longo dos anos; 3.2 a função da escola; 3.3 a função da família; 4 a relação escola, família e comunidade. a discussão de um tema de tamanha importância como a relação família e escola no processo de ensino-aprendizagem das crianças e jovens brasileiros, se faz sempre atual e importante, tendo em vista a necessidade de sempre estar atento ao real e prático estabelecimento deste relacionamento social, educativo e humano. Palavras-chave: Formação, Escola e Família, Relações.